Porta-aviões chinês expande as capacidades

China  Aircraft Carrier Liaoning CV16

Primeiro porta-aviões da China completou um período de navegação de três semanas, durante o qual a tripulação teria alcançado vários marcos, ocorrendo de 23 de outubro e concluído no dia 14 de novembro, quando o Liaoning retornou ao porto, disse o ministro da Defesa da China.

Uma das operações realizadas parece ser o lançamento de aeronaves a partir de todos as posições de decolagem do convoo do navio. Imagens do Liaoning, também sugerem que ele possui três defletores de jatos, dois posicionados em paralelo, localizados imediatamente a frente da superestrutura da ilha, e um terceiro mais próximo da popa do navio.

Ter as três posições plenamente operacionais, permitiria ao Liaoning lançar rapidamente três caças Shenyang J-15.

Outro ponto importante, foi a realização de manutenção de motores dos caças a bordo do navio, feito pela primeira vez durante a navegação. Esse é um procedimento crucial para manter uma ala aérea eficaz. Os porta-aviões dos EUA têm amplas instalações para manutenção de motor.

A grande vantagem dos porta-aviões americanos é a sua capacidade para receber motores a bordo, trazidos pelos C-2 Greyhound, que atuam como COD. No entanto, aeronaves como o C-2, exigem uma catapulta para decolagem, o que impede a sua utilização a bordo de navios-aeródromos STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery), como a Liaoning.

O Ministério da Defesa acrescentou também que o período no mar, serviu para o treinamento de mais equipes de convoo mas, não fez nenhuma menção sobre se o Liaoning teria tentado realizar operações aéreas no período noturno.

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