Lisboa, Portugal, 16 de dezembro de 2024 – O Ministério da Defesa Nacional de Portugal assinou um contrato com a Embraer l para aquisição de 12 aeronaves A-29N Super Tucano que equiparão a Força Aérea Portuguesa, tornando Portugal o cliente de lançamento da nova variante desta aeronave de treinamento avançado e ataque leve. Esta aquisição reflete o compromisso de Portugal em modernizar sua Força Aérea com uma aeronave versátil e comprovada, idealmente adequada para missões de Treinamento Avançado de Pilotos, Ataque Leve, Apoio Aéreo Tático (CAS) e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
A variante A-29N Super Tucano incorpora aviônicos avançados, sistemas de comunicações específicos da OTAN e capacidades adicionais, adaptadas para atender aos requisitos operacionais de Portugal. Com esta compra, Portugal se torna a primeira nação a operar o A-29N, tomando a dianteira na adoção de uma plataforma extremamente capaz, projetada para apoiar uma ampla gama de modernas missões de defesa.
“Gostaríamos de agradecer ao Ministério da Defesa Nacional e à Força Aérea de Portugal pela confiança que depositam nas soluções da Embraer. Esse contrato nos dá a oportunidade de contribuir para a modernização da Força Aérea Portuguesa e de aprofundar ainda mais nossa forte parceria, abrindo caminho para uma cooperação industrial mais ampla com a indústria de defesa local”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O A-29 Super Tucano é o líder global em sua categoria, com mais de 260 aeronaves encomendadas, com mais de 570.000 horas de voo acumuladas, sendo 60.000 delas em combate. O número de forças aéreas operando o A-29 Super Tucano continua a se expandir devido à sua combinação incomparável de capacidades, tornando-o a opção mais eficiente do mercado.
Para forças aéreas que buscam uma solução comprovada, abrangente, eficiente, confiável e econômica em uma única plataforma, juntamente com grande flexibilidade operacional, o A-29 Super Tucano oferece uma ampla gama de missões, como Treinamento Avançado de Pilotos, CAS, Patrulha Aérea, Interdição Aérea, Treinamento JTAC, ISR Armado, Vigilância de Fronteiras, Reconhecimento e Escolta Aérea.
O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é aprimorada por sistemas aviônicos HMI avançados integrados a uma estrutura robusta, capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e com pouca infraestrutura. Além disso, a aeronave tem requisitos de manutenção reduzidos, oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural, com baixos custos operacionais.
FONTE: Constant Contact
A FAB poderia avaliar o investimento em aeronaves A-29/MPA com armamento leve, além dos Praetor P-600/AEW, distribuídas na principais bases aéreas para patrulha naval ou seja, Canoas, Santa Cruz/Rio, Salvador, Natal e Belém, principalmente após o término do ciclo de vida dos P-95M bandeirulha e dos P-3AM Orion. Excelente custo-beneficio e cobertura plena da costa marítima e da Zona Econômica Exclusiva (ZZE), complementados pelo C-390/MPA com maior autonomia e maior alcance. Um planejamento estratégico com investimentos e aquisições gradativos da frota de patrulha até 2030. Possibilidade de distribuição:
– 5 bases com 6 (seis) A-29/MPA,cada uma
– 3 bases com 2 P-600AEW, cada uma
– 3 bases com 2 C-390/MPA, cada uma
(*) 3 bases = Canoas, Salvador e Belém
Está aí uma boa opção para a nossa aviação naval. Um avião de ataque leve navalizado capaz de proporcionar apoio aéreo aos fuzileiros navais e realizar patrulha aérea armada ao longo da costa em conjunto com os navios patrulhas como os da classe Amazonas e NaPa500 permitindo maior efetividade multiplicação dos meios disponíveis. Poderiam operar a partir de bases aéreas como Belém, Salvador e Florianópolis. Aliás estas duas últimas já desativadas deveriam ser repassadas para a MB.
esse modelo ja vai vir com o display da AEL ? igual ao do gripen ?
Em Portugal provavelmente será apelidadado de “LUSOCANO”, ora pois, pois.
kkkkkk