Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Primeiro A380 movido a combustível de aviação 100% sustentável realiza voo inaugural

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
28/03/2022 - 11:21
em Aviação
0
0
compartilhamentos
135
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Toulouse, 28 de março de 2022 – A Airbus realizou o primeiro voo do A380 movido a 100% Sustainable Aviation Fuel (SAF).

A aeronave de teste A380 da Airbus MSN 1 decolou do Aeroporto de Blagnac, Toulouse, França, às 08h43 de sexta-feira, 25 de março. O voo durou cerca de três horas, operando um motor Rolls-Royce Trent 900 em 100% SAF.

As 27 toneladas de SAF não misturados foram fornecidas pela Total Energies para este voo. O SAF produzido na Normandia, próximo a Le Havre, na França, foi feito a partir de Ésteres e Ácidos Graxos Hidroprocessados ​​(HEFA), isentos de aromáticos e enxofre, e consistindo principalmente de óleo de cozinha usado, além de outras gorduras residuais. Está previsto um segundo voo, com a mesma aeronave, de Toulouse para o aeroporto de Nice, no dia 29 de março, para testar a utilização do SAF durante a descolagem e aterragem.

Este é o terceiro tipo de aeronave Airbus a voar em 100% SAF ao longo de 12 meses; o primeiro foi um Airbus A350 em março de 2021, seguido por uma aeronave de corredor único A319neo em outubro de 2021.

Aumentar o uso de SAF continua sendo um caminho fundamental para alcançar a ambição da indústria de emissões líquidas zero de carbono até 2050. As principais estatísticas descritas no relatório Waypoint 2050 indicam que o SAF poderia contribuir entre 53% e 71% das reduções de carbono necessárias.

Atualmente, todas as aeronaves da Airbus são certificadas para voar com até 50% de mistura de SAF com querosene. O objetivo é alcançar a certificação de 100% SAF até o final desta década.

A aeronave A380 usada durante o teste é a mesma aeronave recentemente revelada como Demonstrador ZEROe da Airbus, um teste voador para tecnologias futuras que serão fundamentais para trazer a primeira aeronave de emissão zero do mundo ao mercado até 2035.

Tags: A380AirbusAirbus A380Airbus GroupSustainable Aviation Fuel (SAF)ZEROe
Notícia Anterior

Mostra de Desarmamento do Navio Hidrográfico 'SIRUS'

Próxima Notícia

Vídeo - Os Dezessete: um resgate da história dos blindados do Exército Brasileiro

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Chipre encomenda seis helicópteros Airbus H145M para a Guarda Nacional

24/06/2022 - 10:53
Aviação

Airbus H225 realiza o primeiro voo de um helicóptero utilizando 100% de combustível sustentável

22/06/2022 - 09:38
Aviação

Airbus A321XLR decola pela primeira vez

15/06/2022 - 12:32
Carregar mais
Próxima Notícia

Vídeo - Os Dezessete: um resgate da história dos blindados do Exército Brasileiro

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • marcos poorman em Vídeo – KC-390 da FAB lança carga na EACF pela primeira vez
  • Ubiratan Rocha em Exército Brasileiro vai assinar o contrato de modernização do EE-9 Cascavel no próximo dia 07
  • Juarez Martinez de Castro em Exército Brasileiro vai assinar o contrato de modernização do EE-9 Cascavel no próximo dia 07
  • Tomcat4,4 em Vídeo – KC-390 da FAB lança carga na EACF pela primeira vez
  • Dodô em Comando da Força Aeronaval realizará Cerimônia de Ativação do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (QE-1)
  • Rafael Oliveira em Exército Brasileiro vai assinar o contrato de modernização do EE-9 Cascavel no próximo dia 07
  • marcos poorman em Grécia prossegue com a compra de 20 caças Lockheed F-35




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

Poseidon 2022 – Chegou a vez do NDM ‘Bahia’

NAM ‘Atlântico’ adestra sua capacidade expedicionária com o Esquadrão HU-2

Primeiro pouso a bordo do AH-15B Super Cougar (H225M Naval)

ADEREX-Aeronaval 2022: Força Aeronaval se adestra com o Capitânia da Esquadra

Especial DAN 10 anos: Lyon Air Museum, e seus raros e autênticos “warbirds” da 2ª Guerra Mundial

Especial DAN 10 anos: Vídeo com Aviador Naval brasileiro voando o Gripen D em Linköping

Especial DAN 10 anos: Aviador Naval ensaia o Gripen D na Suécia











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval