Primeiros Typhoon biplaces do Kuwait voaram no norte da Itália

Os dois primeiros Eurofighter Typhoon, ambos biplaces, completaram seus aguardados voos em Torino Caselle Nord, perto de Turim, norte da Itália durante em outubro.

Carregando seriais de teste italiano CSX55243 (KF001) e CSX55244 (KF002), as aeronaves da Kuwait Air Force (KAF) decolaram separadamente, cada uma completando um voo de 40 minutos antes de retornar a Caselle.

Ambas as aeronaves foram pintadas em um tom cinza médio de tom único com a bandeira nacional de Kuwait e insígnia KAF em suas barbatanas. Esses typhoons se tornarão KT001 e KT002, uma vez que entraram em serviço.

Em 5 de abril de 2016, o governo Kuwait assinou um contrato de aquisição de US $ 8.7 bilhões com a Finmeccanica (agora Leonardo) para fornecer 28 Eurofighters à KAF, compreendendo 22 exemplares monoplaces e seis aeronaves biplaces. O acordo também incluiu treinamento, suporte operacional e pacotes logísticos, juntamente com a construção de Infraestrutura dedicada na base de ar al-Salem, que será a base da casa do tipo quando entra em serviço KAF.

O primeiro Typhoon do Kuwait começou o processo de montagem final em outubro de 2018. O plano original teria visto a primeira aeronave entregue ao KAF em 2019, com o lote final devido a ser entregue no final de 2023. No entanto, ocorreram alguns atrasos graves.

Os primeiros pilotos da KAF foram treinados na Grosseto Air Base, lar do 4º Storno da Força Aérea Italiana /20° Gruppo, que serve como unidade de conversão operacional (OCU) para o Eurofighter T / F-2000A.

A KAF irá receber a frota mais avançada de Eurofighters a ser entregue até o momento. O MoD italiano está ansioso para receber o primeiro par em novembro. A aeronave do Kuwait será equipada com a primeira variante do novíssimo radar Captor-E ativo eletronicamente (AESA), também conhecido como ECRS MK 0 juntamente com recursos avançados fornecidos pelo pacote de aprimoramentos da fase 3.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Air Forces Monthly

Sair da versão mobile