Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Aviação

Programa Antártico: FAB e Embraer realizam o Cold Soak do KC-390 no Alasca

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
12/02/2021 - 16:43
em Aviação
4
0
compartilhamentos
1.5k
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer iniciaram, no dia 08 de fevereiro, os ensaios de frio extremo, Cold Soak, da aeronave KC-390 Millennium nos Estados Unidos (EUA). A missão tem como foco verificar a integração de todos os subsistemas e a robustez do novo cargueiro da FAB em ambiente hostil, com condições de temperatura extremamente baixas.

A atividade é gerenciada pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e conta com representantes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) e integrantes da Embraer. Já a operação da aeronave teve o apoio de tripulação do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus.

Diferentemente de uma qualificação ambiental quanto a componente, o ensaio de Cold Soak tem por objetivo investigar, no quesito sistema, o efeito da exposição da aeronave a temperaturas extremamente baixas, por um intervalo de tempo considerável em solo, situação na qual a falha de sistemas pode levar a eventos de Dificuldades em Serviço, nas quais a aeronave fique sem condições de operação.

O início da atividade se deu com a chegada do KC-390 à cidade de Jacksonville (FL), no dia 08 de fevereiro, onde a equipe especializada da Embraer e da FAB, entre engenheiros, técnicos e tripulantes se reuniram. No mesmo dia, a aeronave decolou para Moses Lake (WA) para realizar o primeiro trajeto do traslado para Fairbanks (AK). Vale notar que essa etapa teve duração de 6h28min, que representa o maior tempo de voo operacional do KC-390, em percurso único, já realizado e explicita a autonomia e o alcance da aeronave, fatores essenciais para o cumprimento da missão de transporte aéreo logístico.

Já em Fairbanks, a aeronave foi exposta, por um longo período, a um ambiente climático favorável aos testes, atingindo um pico de -37,8°C com sensação térmica de – 47,8°C. Após o tempo de exposição requisitado, foram conduzidos cheques operacionais da aeronave para verificar a correta funcionalidade de diversos sistemas, tais como: aviônicos, elétrico, hidráulico, controles de voo, combustível, motores, Auxiliary Power Unit (APU) e radar.

O Tenente-Coronel Aviador Carlos Vagner Ottone Veiga, do Esquadrão Zeus, está na missão e destacou a importância dos testes. “Os resultados dos testes serão importantes para seguir com a certificação da aeronave nesta condição, um grande passo para que as missões do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) com o KC-390 possam ocorrer em um futuro próximo. Cabe ressaltar que o Esquadrão alcançou a marca de voo mais longo com essa aeronave, no trecho entre Jacksonville e Moses Lake, evidenciando a enorme capacidade desse vetor”, explicou.

Para o Tenente-Coronel Engenheiro Emerson Gonçalves de Souza, da COPAC, que também faz parte da equipe, o ensaio Cold Soak é mais um passo na certificação da aeronave. “A realização do ensaio representa um marco importante no processo de desenvolvimento e certificação militar da aeronave KC-390, que visa garantir que esse importante vetor da Força Aérea estará apto a operar eficientemente em condições de baixa temperatura, atendendo aos requisitos estabelecidos pela Força Aérea para seu emprego”, disse.

Devido à exposição ao extremo frio, os cheques ocorreram de forma cadenciada e minuciosa, a fim de garantir a segurança da equipe de ensaios e a qualidade dos resultados obtidos. A longa jornada de testes permitiu a coleta de dados diversos que serão utilizados para comprovar a robustez da aeronave, bem como para o aprimoramento e maturação dos sistemas avaliados.

“Foi uma grande alegria para o time de engenheiros e mecânicos da Embraer observar o resultado de anos de desenvolvimento. A aeronave operou muito bem e, com o resultado do ensaio, poderemos aumentar a segurança e a eficiência quando o KC-390 operar em baixas temperaturas”, comentou o engenheiro da Embraer Guilherme Moreschi Valente dos Santos.

O sucesso da missão foi um passo fundamental para prosseguir na certificação da aeronave KC-390 Millennium, garantindo a integração dos sistemas, a robustez e a segurança em todo o envelope operacional.

Destaca-se, ainda, que tais características auxiliarão no cumprimento das missões estratégicas do PROANTAR.

FONTE: FAB

Tags: Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM)EmbraerEmbraer Defesa & SegurançaForça Aérea Brasileira (FAB)KC-390KC-390 MillenniumOperação Antártica (Operantar)Programa Antártico Brasileiro (Proantar)Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM)
Notícia Anterior

Relatório de resultados de 2020 da Saab: forte entrada de pedidos e fluxo de caixa positivo

Próxima Notícia

Nasce o primeiro satélite Airbus Eurostar Neo

Guilherme Wiltgen

Guilherme Wiltgen

Notícias Relacionadas 

Aviação

Brigadeiro Baptista Junior assume o cargo de Comandante da Força Aérea

13/04/2021 - 16:43
Ministério da Defesa

Operação Verde Brasil 2: 11 meses reforçando o compromisso no combate a crimes ambientais

12/04/2021 - 15:54
Aviação

Ao vivo: Cerimônia de Transmissão do Cargo de Comandante da Aeronáutica

12/04/2021 - 14:51
Carregar mais
Próxima Notícia

Nasce o primeiro satélite Airbus Eurostar Neo

Comentários 4

  1. SÉRGIO CINTRA says:
    2 meses atrás

    A certificação em ambientes de frio intenso não só é importante para as futuras funções no âmbito da gama de atividades da FAB – ambiente antártico – assim como também para a EMBRAER, uma vez que a venda das 2 aeronaves para a Hungria, obrigarão a ter padrões de manutenção e operação no ambiente frio intenso / neve, assim como está ocorrendo agora naquele país.

    Responder
  2. Gutemberg Felipe Martins da Silva says:
    2 meses atrás

    Mostramos com isso, ao mundo e para os brasileiros, que somos uma Nação capaz e formada por pessoas capazes. Ao mundo para que nós tenham com respeito e aos brasileiros para que façamos nosso povo voltar a acreditar que somos mais do que por 40 anos ideologias apátridas nos querem fazer acreditar! Brasil Acima de Tudo!

    Responder
  3. Ramos says:
    2 meses atrás

    Olá a todos!
    Como Brasileiro desejo Sucesso a FAB e a EMBRAER, e consequentemente torço para o KC 390 Millenium, que os testes estejam dentro do esperado e/ou acima, para uma maior Visibilidade dessa Aeronave a Nível Internacional!
    Sou um entusiasta da Presença Brasileira na Antártida, e estou contando os dias para vê o Primeiro Voo de um KC 390 chegando a Antártida.
    Assim como torço para que o Brasil não perca o prazo para enviar cientistas ao Ártico!
    No meu entendimento o Governo deveria usar de Estratégia de Marketing para melhor divulgar o PROANTAR junto a Nação Brasileira!
    Att.

    Responder
    • GILBERT says:
      2 meses atrás

      Eu torço para que a produção não vá parar nos EUA como ocorreu com o A-29

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • Satyricon em Naval Group entrega o ARA Piedrabuena (52) para a Armada Argentina
  • Flanker em Naval Group entrega o ARA Piedrabuena (52) para a Armada Argentina
  • adel em Quem Somos
  • Sergio Cintra em AF-1B N-1001 é recuperado pelo GAerNavMan e volta a voar
  • Fabio em Naval Group entrega o ARA Piedrabuena (52) para a Armada Argentina
  • ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA em Naval Group entrega o ARA Piedrabuena (52) para a Armada Argentina
  • Oseias em Naval Group entrega o ARA Piedrabuena (52) para a Armada Argentina




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

1º BAvEx relembra os 10 anos do recebimento do primeiro helicóptero H225M

NPaOc ‘Amazonas’ realizou exercício PASSEX com o USCGC ‘Stone’ da Guarda-Costeira dos EUA

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval