Protótipos do Pilatus PC-24 em busca da Certificação de Tipo

Pilatus PC24 Prototipos 1 e 2 (c) Pilatus Divulgação

Por Rubens Barbosa Filho

A suíça Pilatus, fabricante do lendário Pilatus Porter PC-6, anuncia que os dois protótipos de seu primeiro Jato Superversátil (SVJ) Pilatus PC-24 estão realizando uma verdadeira maratona de testes para conquistar a certificação de tipo da aeronave (prevista para 2017), tanto da FAA quanto da EASA, que são as autoridades norte-americanas e européia de aviação, respectivamente.

Os dois protótipos já realizaram mais de 400 operações em mais de 700 horas de voo por diversos países europeus, e cruzando o Oceano Atlântico, em direção à América do Norte.

A aeronave já conta com 84 pedidos firmes desde seu lançamento em 2014 na EBACE, uma das principais feiras do setor de aviação. As primeiras entregas estão previstas para 2017.

Pilatus PC24 Cabin 1 (C) Pilatus Divulgação

Segundo o fabricante, o Pilatus PC-24 é uma aeronave que combina a versatilidade de um dos turbopropulsores mono turbina mais consagrados do mundo, o Pilatus PC-12NG, com o tamanho de cabine de passageiros de um jato médio e a performance de um jato leve.

Ainda segundo o fabricante, o Pilatus PC-24 tem a capacidade de executar missões em pistas com diferentes estruturas de pavimento, e até não preparadas, com a máxima eficiência graças a soluções de projeto criadas de forma a evitar danos causados aos motores, por eventual ingestão de objetos (FOD), o que o coloca numa posição de destaque em relação aos concorrentes, devido às características e necessidades peculiares de infra-estrutura de aviação na América Latina.

O jato conta ainda com um significativo diferencial, que é uma grande e independente, porta de carga lateral, o que facilita o acesso de cargas e bagagens, que podem ser acessadas da cabine de passageiros a qualquer momento do voo.

O Pilatus PC-24 foi pensado para ser operado a “duas mãos” (Single Pilot), e é equipado com o Flight Deck Honeywell Primus Apex, que no tipo é denominado Pilatus Advanced Cockpit Environment (ACE).

A versão mais básica do Pilatus ACE inclui quatro displays de 12 polegadas, contendo os sistemas: Honeywell SmartView Visão Sintética, Alerta de Colisão TCAS II, Sistema Inercial de Referencia (IRS), Sistema Gráfico de Planejamento e Gerenciamento de Voo, e Sistemas de Pouso por Precisão LPV (Localizer Performance with Vertical Guidance) baseados em GPS/WAAS (Wide Area Augmentation System), entre outros.

O jato é dotado de dois motores Williams International FJ44-4A de 3.435 libras de potência, e pode voar a 13.716 metros de altitude (Nível 450), a 787 km/h com até 3.610 quilometros de alcance, transportando de 6 a 10 passageiros dependendo da configuração.

O PC-24 terá preço básico em torno de US$ 9 milhões, o que o coloca na mesma faixa de preços do Phenom 300 da Embraer.

O fabricante suiço é representado no Brasil pela Synerjet, empresa do Grupo Synergy

FONTE: Pilatus Aircraft / B2B Comunicação.
FOTOS: Pilatus Aircraft
ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile