Radar meteorológico no ES é desligado pela Aeronáutica.

Radar-meteorologico

Justificativa é de restrições orçamentárias junto ao governo federal. Outros quatro aparelhos foram desligados MG, RJ, SP e no Distrito Federal.

Sob a justificativa de restrições orçamentárias enfrentadas junto aos repasses do governo federal, a Aeronáutica desligou no último dia 15 de abril cinco radares meteorológicos no país, incluindo um instalado no município de Santa Teresa, na região Noroeste do Espírito Santo. Os outros aparelhos ficavam em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. O equipamento controla todo o espaço aéreo do estado e está localizado a mil metros acima do nível do mar, no distrito de Aparecidinha.

De acordo com a Aeronáutica, os radares funcionavam enquanto ferramentas complementares para a captação de informações meteorológicas nos estados. A expectativa da Aeronáutica é a de que os aparelhos fiquem desligados por tempo indeterminado. Questionada se o desligamento dos aparelhos poderia acarretar em prejuízos às previsões climáticas, a Aeronáutica explicou, por meio de nota, que o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) conta com outras fontes de informações climáticas, como imagens de satélite e estações meteorológicas em superfície.

Também foi destacado que os cinco radares desligados não eram utilizados para o controle de tráfego aéreo. No país, outros 23 radares meteorológicos continuam em funcionamento. Incaper Mesmo diante do desligamento do radar meteorológico de Santa Teresa, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que trabalha no sistema de informações meteorológicas, informou que, até o momento, não recebeu nenhum comunicado a respeito do desligamento.

Ainda assim, o Incaper destacou que possui 20 estações meteorológicas distribuídas nos municípios capixabas, além de uma rede de pluviômetros para a elaboração dos boletins diários de previsão do tempo. Frio. Após semanas de altas temperaturas, Vitória registrou nesta sexta-feira (29) recorde de frio. O amanhecer foi o mais frio do ano até agora na cidade. A temperatura mínima chegou aos 21,4ºC, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 21,8ºC, no dia 18 de janeiro.

FONTE: G1

Sair da versão mobile