Red Flag 17-1 começa em Nellis AFB

Durante três semanas, serão realizados exercícios de combate ar-ar na Red Flag 17-1, que começou nessa segunda-feira (23) e e vai até o dia 10 de fevereiro.

Duas vezes por dia, as aeronaves participantes vão decolar da Base Aérea de Nellis, no Estado de Nevada, para participarem de missões de treinamento de combate conjuntas e de coalizão sobre os céus do Nevada Test and Training Range em um dos maiores exercícios da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

“Red Flag é importante por causa do que ela oferece”, disse o Major Jeffrey Falanga, Chefe de Operações do 414th Combat Training Squadron. “Ele fornece aos nossos militares, treinamento em um ambiente realístico que permite praticar em todos os domínios, no ar, no solo, no espaço e cibernéticos, além da interoperabilidade com outras unidades dos EUA, mas também com as forças combinadas e de coalizão. O que é importante, uma vez que vão operar com essas mesmas forças no nosso próximo combate”.

Cada edição da Red Flag possui aspectos únicos, e a 17-1 não vai ser diferente com a integração de aeronaves de 5ª geração. “Nossos militares estão para empregar o F-35 a um exercício de combate em espectro total”, disse o Coronel David Lyons, Comandante da 388th Fighter Wing (388FW)”. “A arena de combate vai ser um ótimo lugar para empregar a nossa capacidade stealth e de interoperabilidade. É uma plataforma letal e estou confiante de que irá se revelar em um trunfo inestimável para o combate”.

Nessas três semanas, os exercícios vão se desenvolver com aeronaves de 4ª e 5ª gerações como Forças Amigas (Azul) ​​contra as Forças Hostis (Vermelhos), em ambientes de treinamento reais e sintéticos, simulando combates ar-ar, ar-solo, no espaço e em guerra cibernética.

“Esta Red Flag tem um significado importante, pois vai ser a primeira vez que teremos a participação do F-35”, disse Falanga. “O F-35 estará operando com o F-22 Raptor, assim haverá uma capacidade adicional de integração de caças de 5ª geração, e também, a primeira vez que o F-35 opera com elementos da coalizão”.

O exercício Red Flag envolve uma variedade de aeronaves de caças, bombardeiros, aviões de reconhecimento, aviões de guerra eletrônica, aeronaves de superioridade aérea, apoio aéreo, busca e resgate, aviões de reabastecimento em voo, aeronaves de Comando & Controle, Comando & Controle baseado em terra, espaço e forças cibernéticas.

FONTE e FOTOS: USAF

Sair da versão mobile