Rio 2016: Aviação do Exército parte para a missão no Rio de Janeiro

AvEx_Rio2016_03

Por Guilherme Wiltgen e Rubens Barbosa Filho

Nesta quarta-feira (13), nove helicópteros do 1º e 2º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército), decolaram do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté, para iniciarem a missão de segurança dos Jogos Olímpicos e Paralimpícos Rio 2016.

         

         

Ao todo, nove helicópteros sendo 04 HA-1 Fennec, 04 HM-1 Pantera e 01 HM-3 Cougar, iniciaram seu deslocamento e vão se juntar a outras seis aeronaves que já se encontram operando no Rio de Janeiro.

A Aviação do Exército (AvEx) vai atuar subordinada ao Comando Geral de Defesa de Área (CGDA) e terá como missão primária proporcionar aeromobilidade e multiplicar as capacidades das forças empregadas sob o responsabilidade do Exército Brasileiro (EB) durante todo o período dos jogos olímpicos.

         

Ao todo, 48 helicópteros vão desempenhar missões de obtenção da superioridade de informações através de missões de Comando & Controle, observação aérea, escolta de comboios, reconhecimento, transporte de tropas.

         

         

Componente da Força de Ação Rápida Estratégica (FAR), a AvEx é uma das unidades de elite do Exército Brasileiro. Altamente preparada, está pronta para atuar em qualquer parte do território nacional, em um curto espaço de tempo, sendo capaz de infiltrar e exfiltrar tropas convencionais ou de Forças Especiais (FE) por meio de embarque e desembarque operacional, Rapel ou Fast Rope, em períodos diurno e noturno e em condições adversas de tempo.

         

Durante a missão nos Jogos Olímpicos, a AvEx também vai atuar com a Brigada de Operações Especiais, tropa de elite capacitada no planejamento, condução e execução de operações de guerra assimétrica, contraterrorismo, fuga e evasão, inteligência de combate, contraguerrilha, guerra de resistência, operações psicológicas, reconhecimento estratégico e busca, localização e ataque a alvos estratégicos.

Ao todo, serão empregados aproximadamente 22 mil militares no Rio de Janeiro. Desse total, 14.800 são do Exército Brasileiro, sendo 485 da Aviação do Exército.

Sair da versão mobile