Rússia intensifica esforço para construir bombardeiros furtivos “PAK DA” com capacidade nuclear

Com os Estados Unidos já lançando planos para equipar sua Força Aérea com futuristas bombardeiros Stealth B-21 Raider até meados da década de 2020, a Rússia também intensificou os esforços para trazer os revolucionários bombardeiros stealth PAK DA de próxima geração.

O Tupolev Prospective Aviation Complex for Long-Range Aviation (PAK DA), codinome Poslannik, é um bombardeiro estratégico de próxima geração com capacidade nuclear, construído pelo gigante aeroespacial Tupolev, com sede em Moscou, para a Força Aérea Russa. De acordo com a agência de notícias russa TASS, a construção do primeiro bombardeiro do programa PAK DA já havia começado, com o primeiro protótipo previsto para ser concluído no final do próximo ano.

“A produção de elementos de fuselagem será administrada por uma das fábricas da United Aircraft Corporation (UAC). O desenvolvimento da documentação do projeto de trabalho está completo, o envio do material já começou”, disse uma fonte à TASS. “A montagem final de toda a aeronave deve ser concluída em 2021”, disse outra fonte em entrevista à TASS. Segundo relatos, o PAK DA foi projetado usando o esquema de asa voadora, o que significa que o bombardeiro será uma aeronave de asa fixa sem cauda e sem fuselagem definida e com sua tripulação, combustível, carga útil e equipamentos empilhados acomodados dentro da estrutura de asa principal.

O bombardeiro stealth, que será equipado com os mais novos equipamentos de comunicação e interferência, viajará em velocidade subsônica e tem um alcance operacional estimado de 12.000 quilômetros. O novo bombardeiro estratégico também é capaz de transportar mísseis de cruzeiro lançados do ar com capacidade nuclear, juntamente com mísseis ar-ar para autodefesa e armas hipersônicas. Uma das características mais significativas será sua tecnologia furtiva, que o ajudará a reduzir a visibilidade do radar.

Embora tenha alguns paralelos com os bombardeiros B-2 e B-21, ao contrário dos bombardeiros feitos nos EUA, que têm uma inclinação menor ou mais combinada entre a fuselagem e as asas para reduzir a visibilidade do radar, os bombardeiros PAK DA têm entradas retangulares alinhadas paralelamente para o topo da fuselagem. Apesar de suas entradas retangulares parecerem menos furtivas, os bombardeiros criam uma linha horizontal distinta ou configuração linear clara através das entradas e da fuselagem em um claro esforço para reduzir ou eliminar e retorno da assinatura do radar. Isso permite que eles não apenas evitem os sistemas de radar de vigilância, mas também evitem um radar de engajamento de alta frequência e mais preciso, o que os torna não apenas quase impossíveis de acertar, mas também de não serem detectados.

No mês passado, a Tupolev Aircraft Company anunciou que o PAK DA passará por testes no Centro de Teste e Desenvolvimento de Voo na cidade de Zhukovsky, perto de Moscou. “Há grandes planos à frente para testar e desenvolver ainda mais as aeronaves Tu-22M3M, Tu-160 e Tu-95MS, juntamente com trabalho em larga escala para testar o futuro complexo de aviação de longo alcance (PAK DA),” disse Alexander Konyukhov, CEO da Tupolev. Assim que os testes forem concluídos com sucesso, espera-se que os bombardeiros estratégicos de longo alcance sejam entregues à Força Aeroespacial da Rússia de 2025-2030.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: EurAsian Times Desk

Sair da versão mobile