Russos destroem maior avião de carga do mundo perto de Kiev

“Os russos destruíram a aeronave simbolo da Ucrânia, o An-225, no aeroporto Antonov em Hostomel. A aeronave se encintrava dentro do hangar em manutenção, segundo fontes da empresa de manutenção do aeroporto.

O aeroporto, situado a 25 quilômetros a noroeste de Kiev, tem sido palco de violentos confrontos desde que o exército russo iniciou a invasão da Ucrânia, na quinta-feira, por se tratar de uma infraestrutura estratégica.

“A Rússia destruiu o nosso ‘Mriya’ (“Sonho”, em ucraniano). Mas nunca irá destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Venceremos!”, escreveu o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, na rede social Twitter.

Com 84 metros de comprimento, uma envergadura de 88 metros e um trem de pouso com 32 rodas, o An-225, único no mundo, podia transportar até cerca de 250 toneladas de carga a velocidades até 850 quilômetros por hora.

O diretor-geral da indústria de defesa ucraniana, Yuri Husev, disse que a recuperação do avião custará mais de 3 bilhões de dólares (mais de 2.6 bilhões de euros) e poderá demorar mais de cinco anos.

De acordo com a televisão britânica BBC, a partida do avião estava prevista para 24 de fevereiro, o dia em que a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia, mas os voos foram suspensos.

O An-225 foi construído na Ucrânia como parte do programa espacial soviético para transportar o ônibus espacial “Buran”, e fez o seu primeiro voo em 1988.

Antonov An-225 Mriya

A aeronave ficou vários anos em inatividade devido à falta de recursos após o colapso da União Soviética, o único avião existente do programa fez um voo de teste em 2001, em Hostomel.

Desde então, tem sido operado pela companhia aérea ucraniana Antonov Airlines para voos de carga e era muito procurado, particularmente no início da pandemia de covid-19, segundo a agência France-Presse.

FONTE: Lusa

Sair da versão mobile