Saab amplia frota aérea de combate a incêndio

A quarta aeronave aérea de combate a incêndios da Saab pousou no Aeroporto Skavsta, sua base, perto de Nyköping, na Suécia.

A Saab operou duas aeronaves no verão de 2020 e participou de cinco missões de combate a incêndios. Em janeiro de 2021, o cliente da Agência Sueca de Contingências Civis (MSB) exerceu a opção contratual de estender a frota para quatro aeronaves de combate a incêndios AT-802F Fire Boss.

“Nos últimos meses, temos estado ocupados adquirindo aeronaves e estendendo a organização com pilotos e pessoal de manutenção para poder entregar a capacidade desejada, fortalecendo assim a defesa civil da Suécia”, disse Ellen Molin, chefe da área de negócios de Suporte e Serviços da Saab.

O AT-802F é um bombeiro aéreo capaz de fornecer até 50.000 litros de água por hora. A capacidade de chegar rapidamente a locais remotos e despejar grandes quantidades de água é crucial para auxiliar as unidades terrestres no combate a incêndios florestais. Com base em Nyköping, a aeronave pode chegar ao sul da Finlândia em duas horas e Luleå, no extremo norte da Suécia, em três horas, mas também podem ser implantados em outros locais, dependendo do risco de incêndios.

“A demanda por essa capacidade provavelmente aumentará nos próximos anos e temos que ser capazes de enfrentar isso. Devido às mudanças climáticas, os incêndios florestais podem causar danos ainda maiores no futuro. Isso, combinado com o fato de que muitos países do norte da Europa não possuem aeronaves de transporte, significa que vimos a necessidade de duas aeronaves adicionais de combate a incêndios”, disse Petronella Norell, chefe interina da Seção de Operações Nacionais e Proteção Civil da MSB.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile