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Home Aviação

SALITRE 2014 – Começam as missões de pacote

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
11/10/2014 - 09:11
em Aviação
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Mais de 20 aeronaves participaram de uma missão conjunta durante o exercício

A-4 AR

Vinte e duas aeronaves, sendo quatro F-5EM da Força Aérea Brasileira, participaram hoje (10/10) de uma missão conjunta durante o exercício Salitre 2014, realizado no Chile. Foi o primeiro “pacote”, ponto alto do treinamento, quando várias esquadrilhas atuam de forma coordenada.

Oito F-16, oito F-5, quatro A-4 e dois A-37 decolaram por volta das 11 horas da Base Aérea de Cerro Moreno, em Antofagasta, para atacar alvos simulados no deserto do Atacama, entre as cidades de Antofagasta e Iquique. Os A-4 e A-37 realizaram os ataques, enquanto os demais aviões combateram a força oponente, representada por caças F-16 da Força Aérea Chilena, baseados em Iquique.

De acordo com o Chefe do Estado-Maior da Terceira Força Aérea, Coronel Paulo Roberto Moreira de Oliveira, além do treinamento dos pilotos, este tipo de missão é um desafio de planejamento. “Essas ações são coordenadas porque envolvem um número grande de aeronaves”, explica.

F-5EM

Em um dos caças, um piloto tem a função de “Mission Commander”, responsável pelo planejamento. “A coordenação entre a defesa aérea e a força atacante precisa ser bem realizada”, diz o Coronel Oliveira. O trabalho começa ainda no solo, quando são realizados briefings para todos os envolvidos.

No ar, o “Mission Commander” faz coordenações de acordo com a evolução tática. O Coronel Oliveira lembra ainda da importância de evitar situações de risco, como cruzamentos inesperados de aeronaves nos mesmos níveis de voo. “Esse é o grande desafio: coordenar as ações de cada fração para que, dentro da segurança de voo, possa acontecer o resultado final”, resume.

A-4AR

Após a missão, os pilotos se reúnem para debater cada etapa dos voos, as oportunidades de melhoria e situações que possam ter representado riscos. “Esses ensinamentos têm que ser registrados para os próximos voos”, completa o Coronel. De acordo com ele, esse é o momento de maior aprendizado de um exercício como a Salitre 2014.

Hoje, o “Mission Commander” foi um oficial da Força Aérea dos Estados Unidos. Até o fim do exercício, todos os países irão coordenar uma missão de pacote. O planejamento prevê a participação de um oficial brasileiro como “Mission Commander”, na próxima terça-feira (14/10).

FONTE: FAB

Tags: FABFAChFAUSALITRE 2014USAF
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Comentários 7

  1. Marco says:
    11 anos atrás

    OK! Se puder lançar um Harpoon ou RB-15 da estação central e com Python 4/5 nos cabides externos tá mais que bom! Reabastecido no Ar pelos Trader e guiados pelo Trackers fica melhor ainda!!

    Responder
    • Topol says:
      11 anos atrás

      Python 4/5 ? E os 217 AIM-9 Sidewinder que vieram do Kwait junto com os SkyHawks ? Alguém sabe se esses mísseis foram entregues para a MB ? Pois nunca vi um AF-1 nosso armado com os Sidewinders… E com 217 mísseis no paiol dava para fazer uns treinos de tiro real de vez em quando né…

      Responder
      • Marco says:
        11 anos atrás

        Verdade estes AIM9 são modelos antigos estão vencidos, se não me engano alguns foram disparados em Natal após revisão do propelente. Estão servindo de base para o Piranha II e existe previsão de modernização.

        Responder
  2. Nelson Lima says:
    11 anos atrás

    O Fightinhawk argentino é considerado um outro caça diverso do Skyhawk. É um corpo de Skyhawk com recheio de Fighting Falcon F16. Mas, é necessário modernizá-lo. A vantagem dos AF1M é que ele foi modernizado atualmente, com glass cockpit. Creio que os caças da MB serão superiores por causa desta atualidade.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      11 anos atrás

      Sem bairrismo, o nosso A4 ou AF-1B/C, serão muito mais capazes. Só o radar Elta já faz uma senhora diferença a nosso favor.

      Responder
  3. Rudinei PY3TO says:
    11 anos atrás

    Saudações a Turma da DAN… esses A-4 Argentinos sofreram alguma modernização ?
    seria interessante uma reportagem sobre esses A-4 , para fazer um comparativo com os NOSSOS A-4 !

    Responder
    • JPBS1 says:
      11 anos atrás

      Também acho Rudinei PY3TO

      Responder

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