Sea Kings da Royal Navy vão ajudar na segurança dos Jogos Olímpicos

Os helicópteros de vigilância e  controle aerotransportados Sea King Mk7 da Royal Navy, foram designados para atuar nas operações de segurança em torno dos Jogos Olímpicos em Londres.

Os MK7, apelidados de “Baggers” por causa da configuração do radar Searchwater 2000 instalado num dispositivo de Kevlar que fica abaixo da aeronave em vôo, serão usados para fazer backup da rede de vigilância radar que está sendo configurada para os jogos. A rede inclui o Type 101, radar móvel terrestre e o E-3D Sentry, aeronaves de alerta aéreo antecipado.

Falando na véspera do Exercício  Guardião Olímpico, um exercício de oito dias de testar a resposta militar, AVM Stuart Atha, Comandante do Componente Aéreo para os Jogos Olímpicos, disse que os Sea King atuariam como backup para as aeronaves E3D Sentry AWACS da RAF e preencher lacunas críticas na cobertura radar.

“Em qualquer cobertura de radar sobre a terra, sempre vão ter sombras, de modo que o Sea King será usado para preencher essas sombras. Se, por qualquer razão, precisarmos de cobertura em outro lugar, poderemos responder rapidamente “, disse Atha.

Os Sea Kings serão baseados na base Northolt da RAF, em West London, por ser a mais próxima da estação da RAF para os Jogos Olímpicos em Stratford, no leste de Londres. Eles são apenas parte de uma esquadrilha cada vez maior de aeronaves sendo reunidas para patrulhar o evento que começa em menos de 100 dias. Os caças Eurofighter Typhoon estão sendo estacionados em Northolt para o alerta de reação rápida, enquanto os Lynx do exército e da marinha, combinado com os Pumas da RAF pode ser enciados com franco-atiradores a bordo para lidar os aviões lentos e a baixa altitude.

Os helicópteros e caças são estarão trabalhando muito próximos em caso de incidentes durante os jogos, então a parte fundamental da formação para as tripulações têm sido uma série de exercícios de familiarização, sob código: Montanha Taurus.

O Exercício Guardião Olímpico ocorrerá até 10 de Maio.

Fonte: Shephard

 

Sair da versão mobile