Sistema chave no avião-tanque KC-46 da Boeing precisa de um novo e completo redesenho

Boeing KC-46A




Por Dominic Gates

Tendo já cancelado US $ 3,7 bilhões no programa de aviões-tanque da Força Aérea americana nos últimos seis anos, a Boeing disse na quinta-feira que agora deve pagar por uma reformulação completa do sistema de visão remota usado para operar o boom de reabastecimento do avião, o que deve levar três anos e meio.

Em uma parte separada de boas notícias do seu acordo com o Pentágono, a Força Aérea disse que liberará US $ 882 milhões para a Boeing que reteve devido a vários problemas técnicos com os KC-46A – US $ 28 milhões em cada um dos 33 aviões entregues até agora, ou cerca de 20% do total devido à Boeing.

Este pagamento não é para o redesenho, disse a Força Aérea, mas para fornecer liquidez à Boeing durante a crise de caixa causada pela crise do coronavírus.

A correção que a Boeing deve desenvolver é para o sistema de câmera e exibição que permite que um operador sentado em um computador manobre a lança de reabastecimento na cauda do avião para que possa se conectar a uma aeronave receptora. O sistema atual não funciona bem em determinadas condições de iluminação: quando o sol está diretamente atrás ou diretamente na frente do avião.

A Força Aérea reclamou que isso torna o navio-tanque incapaz de cumprir todas as suas missões e exigiu uma correção. A Boeing e a Força Aérea disseram quinta-feira que finalmente chegaram a um acordo sobre como fazer isso.

Em uma coletiva de imprensa, o vice-presidente e gerente de programas da Boeing KC-46, Jamie Burgess, disse que sua equipe irá redesenhar completamente todos os componentes: as câmeras, o sistema de exibição e o sistema de computador subjacente.

Burgess disse que a Boeing concordou em pagar por tudo e que o custo atingirá os ganhos, mas ele se recusou a especificar em quanto. O sistema redesenhado não estará pronto até meados de 2023, disse ele.

A Boeing converterá o sistema de um monocromático para um display colorido e adicionará um novo sensor LIDAR (Light Detecting And Ranging) semelhante aos usados ​​para evitar colisões em carros autônomos que medem a distância da ponta da lança ao reabastecimento aeronaves.

Burgess disse que os testes de voo do novo sistema começarão em 2022. Após os testes e a certificação, o sistema deverá ser colocado na frota da Força Aérea no segundo semestre de 2023.

Enquanto isso, a Boeing desenvolverá, implementará e pagará por um aprimoramento de software de curto prazo do atual sistema de visão remota que o tornará mais viável em meados de 2021. Os testes de vôo desse aprimoramento devem começar neste verão, disse Burgess.

Em uma teleconferência com repórteres do Pentágono na quinta-feira, o secretário assistente de aquisição da Força Aérea, Will Roper, disse que o governo está agindo para ajudar a base industrial aeroespacial durante a crise.

“O fluxo de caixa é tudo no momento, a liquidez é tudo, e criamos políticas no Departamento da Força Aérea para extrair o máximo de dinheiro de nossas mãos e para a indústria”, disse Roper. “O KC-46 não é exceção.”

Roper disse que a Força Aérea pode restabelecer as multas de custo se o desempenho da Boeing começar a cair novamente.

FONTE: Star and Stripes

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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