Sobrevivência da Airbus em risco, alerta Faury




Por Jens Flottau e Tony Osborne

FRANKFURT – O CEO da Airbus, Guillaume Faury, deu um aviso dramático aos funcionários, anunciando cortes de produção potencialmente mais profundos do que o planejado inicialmente.

“A sobrevivência da Airbus está em questão se não agirmos agora”, escreveu ele em uma carta enviada à equipe enviada em 24 de abril. A Airbus estava “sangrando dinheiro a uma velocidade sem precedentes”, disse Faury. “Agora devemos agir com urgência para reduzir nosso débito, restaurar nosso equilíbrio financeiro e, finalmente, recuperar o controle de nosso destino”.

Em uma carta aos funcionários dias antes do anúncio dos resultados do primeiro trimestre da Airbus, o CEO Guillaume Faury disse que a empresa “deve considerar todas as opções”. Crédito: Airbus

Os comentários foram feitos três semanas depois que a Airbus decidiu reduzir a produção em cerca de um terço. Em 8 de abril, a empresa decidiu reduzir a produção mensal da família A320 / A320neo para 40 aeronaves, A330 / A330neo para duas por mês e A350 para seis por mês.

Na época, Faury disse que era possível que a Airbus pudesse retomar o crescimento desse nível já em 2021. A empresa já estava a caminho de aumentar a produção de fuselagens para 67 aeronaves por mês e planejava construir cerca de três A330 e entre nove e 10 A350 por mês. até 2020.

Agora, o corte inicial pode não ser mais válido. “Em apenas algumas semanas, perdemos cerca de um terço dos nossos negócios”, escreveu Faury. “E, francamente, esse não é o pior cenário que poderíamos enfrentar”. Ele acrescentou que “nosso desafio na Airbus agora é adaptar-se a essa nova realidade o mais rápido possível e limitar a escala dos danos”.

Janelas maiores? maior espaço para bagagem? Depende da empresa aérea!

O analista da Agency Partners, Sash Tusa, escreveu aos clientes que “nossos cálculos … sugerem que os cortes propostos não serão suficientes”. A Tusa acredita que “a Airbus terá que fazer um corte adicional totalizando outros 30%”.

A Tusa prevê que a produção da Airbus cairá de 863 aeronaves em 2019 para 603 em 2020 e apenas 355 no próximo ano, o ponto baixo no horizonte de previsão. Prevê-se que a produção suba para cerca de 700 aeronaves até 2027, ainda cerca de 20% abaixo do pico de 2019.

A produção de fuselagens da Airbus cairá de 642 aeronaves para apenas 278 e depois subirá para 568 em 2027, de acordo com as projeções do analista. Prevê-se que a produção do A330 / A330neo fique abaixo de 30 aeronaves por ano durante o período. Prevê-se que o número de A350 produzidos vá de 112 em 2019 para apenas 32 em 2021 e depois volte para 70 em 2027.

Segundo Faury, a Airbus ainda não quer tomar uma decisão sobre a produção futura. Em vez disso, deseja acompanhar a evolução do mercado para determinar se a recuperação é relativamente rápida ou muito mais demorada do que o inicialmente esperado. A Airbus enfrenta a situação em que quase nenhum cliente está recebendo aeronaves desde meados de março. A maioria das grandes operadoras está dizendo que não pode sobreviver sem auxílio estatal.

Faury escreveu que “estamos trabalhando em estreita colaboração com todas as nossas companhias aéreas e clientes arrendatários para entender melhor suas circunstâncias individuais e seus requisitos de entrega a curto e médio prazo. Ao mesmo tempo, estamos avaliando o mercado de longo prazo para novos aviões. Estamos coletando todos os tipos de dados para alimentar simulações e modelos prospectivos enquanto tentamos estimar a forma e a velocidade da recuperação no tráfego de passageiros. ”

“A indústria da aviação emergirá neste novo mundo muito mais fraca e mais vulnerável do que [como] entramos nele”, escreveu Faury. Embora ele não tenha analisado possíveis reduções de pessoal em detalhes, os especialistas acreditam que a Airbus está preparando um grande programa de economia de custos que pode ser semelhante ao projeto “Power 8” de 2008, quando cortou 10.000 empregos.

“Podemos agora precisar planejar medidas mais abrangentes”, afirmou Faury. “Isso é devido à magnitude da crise e à sua provável duração. Estamos vivendo um dos maiores choques econômicos da história, por isso devemos considerar todas as opções”.

Entende-se também que a Airbus está conversando com os governos de seu país de origem sobre potencial apoio financeiro. Recentemente, a empresa expandiu as linhas de crédito para cerca de € 30 bilhões (US $ 32,5 bilhões), um exercício que deu “tempo para se adaptar e redimensionar”. A Airbus, como a Boeing, publicará seus resultados financeiros no primeiro trimestre em 29 de abril.

Fonte: Aviation Week

Tradução e adaptação: Marcio Geneve

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