Spitfire IX Beer Delivery

Nos momentos mais leves da Segunda Guerra Mundial, o Spitfire foi usado em um papel pouco ortodoxo: trazendo barris de cerveja para os homens na Normandia.

Durante a guerra, o Heneger e Constable Brewery doou cerveja de graça para a tropa. Depois do Dia D, o abastecimento das tropas de invasão na Normandia com suprimentos vitais já era um desafio. Obviamente, não havia espaço na cadeia logística para luxos tais como a cerveja ou outros tipos de bebidas. Alguns homens, geralmente chamados ½ fornecedores, foram capazes de obter vinho ou outras sutilezas do país e dos habitantes locais. Os pilotos de Spitfire da RAF tiveram uma idéia ainda melhor.

O Spitfire Mk IX era uma versão evoluída do Spitfire, com Pylons sob as asas para bombas ou tanques. Foi descoberto que os suportes para bombas poderiam também ser modificados para transportar barris de cerveja. De acordo com as imagens que podem ser encontradas, vários tamanhos de barris foram utilizados. Se os barris poderiam ser descartados em caso de emergência é desconhecido. Se os Spitfires voaram alto o suficiente, o ar frio em altitude gelava a cerveja, tornando-a pronta para o consumo no momento da chegada.

Uma variação deste método foram os tanques de combustível para longo alcance, modificados para transportar cerveja em vez de combustível. A modificação ainda recebeu um designativo oficial “XXX”.

Serviços de propaganda foram rápidos em saber disto, o que provavelmente explica o uso do designativo do  projeto oficial.

Como resultado, os Spitfires equipados com Mod XXX (ou barril-portadores), eram frequentemente enviados de volta para a Grã-Bretanha para manutenção ou funções de ligação. Eles, então, retornavam para a Normandia com ‘tanques’ de cerveja cheios montados sob as asas.

Entretanto, o Ministério britânico das Receitas e Impostos Especiais de Consumo entrou em cena, notificando a cervejaria de que eles estavam violando a lei de exportação de cerveja, sem pagar os impostos correspondentes. Parece que as operações com Mod. XXX foram então encerradas, mas vários esquadrões encontraram saídas diferentes para reabastecer seus estoques. Na maioria deles, isso foi feito com a aprovação oficial dos escalões mais altos.

Em seu livro, Dancing in the Skies, Tony Jonsson, o piloto islandês servindo na RAF, lembrou que o reabastecimento de cerveja era executado quando ele estava voando com o 65 Squadron. Toda semana, um piloto era enviado de volta ao Reino Unido para encher alguns tanques com cerveja e voltar para o esquadrão.

Qualquer pessoa que fizesse um pouso brusco e derrubasse o tanque seria o homem mais odiado no esquadrão, por uma semana inteira.

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