Por Guilherme Wiltgen
A Stella Tecnologia conduziu a campanha de voo do Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada Embarcado (SARP-E) Albatroz.
O Albatroz foi desenvolvido pela Stella Tecnologia visando a operações embarcadas em navio aeródromo e a partir de pistas não preparadas.
Após estudar as características do convo do Capitânia da Esquadra, a Stella desenvolveu o Albatroz com um trem de pouso com bequilha dupla, pensada e desenvolvida pela empresa para que durante a decolagem e o pouso, o Albatroz não venha a perder o controle ao passar pelas buricas no convoo.
Segundo Gilberto Buffara, CEO da Stella, “O aperfeiçoamento contínuo da aeronave é essencial para garantir a execução precisa e confiável de nossas missões. O Albatroz está em fase avançada de desenvolvimento para se consolidar como um vetor estratégico de alto desempenho para a Marinha do Brasil e, em seguida, conquistar relevância no mercado internacional”, disse o executivo ao Defesa Aerea & Naval.
O Albatroz possui 7 metros de envergadura, 4 metros de comprimento e autonomia para operar por 25 horas.
Parabéns !
Parece um dia de um clube de aeromodelismo.
Acredito que essa etapa serve para testar a aerodinâmica do modelo.
Achei que a versão com turbohélice (motor a reação), já estava em testes no Atlântico há tempos.
Principalmente agora que a Estella anunciou o desenvolvimento da versão com turbina.
Uma pergunta, como anda o desenvolvimento da munição vagante da empresa e que será lançada dos drones da empresa?
Turbohelice? Motor a reação? Não entendi…
Turbo hélice é um motor a reação (combustão interna).
Ok, agora entedi…TKS