A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) recebeu a primeira aeronave de instrução H-125 da Força Aérea Brasileira (FAB), como parte do Projeto TH-X.
O processo de recebimento da aeronave FAB 8821 contou com a participação de uma equipe multidisciplinar das Organizações Militares: Base Aérea de Natal (BANT), Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC).
A aeronave H-125, modelo AS 350 B3, foi desenvolvida com o conceito glass cockpit e equipada com piloto automático para atender às exigências do treinamento avançado.
O Capitão Aviador Faim destacou a importância dessa aeronave para formação dos pilotos de helicópteros da FAB, “A chegada dessa aeronave representa um salto qualitativo na instrução aérea do 1º/11º GAV, Esquadrão Gavião. Equipado com tecnologia de ponta e compatibilidade com óculos de visão noturna, o H-125 oferece um treinamento mais próximo da realidade operacional. Sua manutenção simplificada e versatilidade permitem a realização de uma ampla gama de exercícios e missões, contribuindo para um treinamento de excelência, para o desenvolvimento de aviadores mais preparados e, consequentemente, para a segurança e eficiência na realização das missões atribuídas à Força Aérea Brasileira.
Nas palavras do Chefe do GAC-PAC, Coronel Aviador Fábio Pires Vieira, que exerceu a função de Presidente da Comissão de Recebimento de Aeronave (CRA), ressaltou que “Uma equipe multidisciplinar facilita o processo de recebimento de aeronave, na medida que eu consigo recrutar especialistas dedicados em diversas áreas de atuação FAB, como: ensaios em voo, inspetores de manutenção, mecânicos da aeronave, pilotos operacionais e especialistas do IFI. Sem o trabalho desses militares o processo de recebimento de uma aeronave seria muito mais difícil.”
FONTE: FAB
Os caracal deve faltar 6 pra entregar. É pra terminar em 25
Olá, Colombelli. Hoje, dezembro de 2024, a MB já recebeu 14 unidades de seus 15, faltando 1 exemplar (,um AH-15B). O EB também recebeu 14, faltando 1 para completar sua encomenda. O mesmo para a FAB, que recebeu há vários anos os 2 exemplares para o GTE e mais 14 das versões básica e operacional. Assim, faltam 3 unidades ( 1 para cada Força) para, finalmente, completar a encomenda de 47 seromaves do MD. Lembrando que eram 50, mas a MB e a FAB trocaram, cada uma delas, 1 aeronave por 15 e 12 H125, respectivamente. O EB trocou 1 exemplar por peças e suporte técnico.