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Home Aviação

Transporte multimissão Embraer KC-390 Millennium completa testes bem-sucedidos de lançamento de cargas em voo

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
26/12/2019 - 10:01
em Aviação
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São José dos Campos, 26 de dezembro de 2019 – A aeronave de transporte multimissão de nova geração KC-390 Millennium concluiu com sucesso a campanha de testes de lançamento de cargas por gravidade e de cargas pesadas por extração com emprego dos métodos CDS (do inglês Container Delivery System) e LVAD (Low Velocity Air Drop), respectivamente.

O KC-390 Millennium possui um sistema de manuseio e lançamento de carga em voo no compartimento de carga totalmente automatizado, em que um único mestre de carga (loadmaster) pode executar todas as atividades, reduzindo a carga de trabalho e incrementando a consciência situacional. Para os pilotos, um sistema chamado CCDP (Continuously Computed Drop Point) calcula automaticamente o ponto ideal de lançamento de carga para melhor precisão no cumprimento da missão. Ambos os sistemas foram desenvolvidos pela Embraer.

Os testes, conduzidos pela Embraer em cooperação com a Força Aérea Brasileira e o Exército Brasileiro, foram realizados nas instalações do Exército dos Estados Unidos, em Yuma Proving Ground, no Arizona (EUA). As principais realizações da campanha de testes foram o lançamento em voo de uma plataforma com peso máximo de 19 toneladas (42.000 libras), bem como o lançamento sequencial em voo de duas plataformas com peso total de 24 toneladas. Com base nesses resultados, o KC-390 Millennium torna-se o único avião de transporte de médio porte capaz de realizar tal operação.

Durante a campanha de lançamento de cargas em voo em 2019, o KC-390 Millennium lançou diversos contêineres por gravidade, com até 24 contêineres em uma única passagem, assim como diversas plataformas Tipo V utilizando paraquedas de extração, totalizando 330 toneladas de cargas lançadas.

Destaques adicionais da campanha de testes:

  • Lançamento aéreo sequencial por extração com até quatro plataformas em uma única passagem;
  • Lançamento por extração utilizando dois paraquedas de extração de 28 pés (8,5 metros) de diâmetro com o piloto automático acoplado;
  • Sistema CCDP (Continuously Computed Drop Point) testado com sucesso para lançamentos por gravidade e extração em voo, demonstrando excelente precisão.

O manuseio da aeronave foi excelente em todas as condições de lançamento em voo, com os comandos de voo fly-by-wire extremamente eficazes no controle das mudanças de atitude de inclinação da aeronave durante e após cada liberação de carga. As situações mais exigentes de lançamento foram realizadas sem intervenção do piloto (sidesticks fly-by-wire na posição neutra). Os comentários extremamente positivos dos pilotos da Embraer e da Força Aérea Brasileira confirmam o desempenho superior desta aeronave durante as operações de lançamento de cargas em voo.

Tags: C-390 MillenniumEmbraerEmbraer Defesa & SegurançaKC-390KC-390 Millennium
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Comentários 6

  1. frapal says:
    1 ano atrás

    Muito agradecido pela atençào. Parabéns ao DAN pelas excelentes matérias.

    Responder
  2. Rommel says:
    1 ano atrás

    O lançamento sequencial de conteineres deve ser bem crítico pois as variaçoes no centro de gravidade exige certamente a ajustagem das superfícies de controle ( Aceleraçao/desaceleração dos motores, acionamento de flaps e profundores, possibilidade de executar curvas e variações de altitude em condições de combate,etc) não só para conferir estabilidade ao avião como também garantir precisão no lançamento da carga e executar manobras de fuga em caso de ser atacado. Imagino que se este sistema estivesse presente (e ativado) no incidente do primeiro prototipo (logicamente nem era o caso de que estivesse sequer desenvolvido naquela data) poderia talvez ter sido evitada aquela fatídica manobra brusca. o que vcs acham?
    Abraços a todos, com O desejo de que tenhamos um novo ano muito especial. Espero que ao final de 2020 a FAB já esteja operando pelo menos uns seis KC390 e que a Embraer tenha em carteira mais uns dez pedidos firmes.

    Responder
  3. frapal says:
    1 ano atrás

    Alguém pode explicar por que estes testes foram realizados em instalações do exército dos EUA no Arizona? No Brasil não existem condições para tanto? Francamente, é duro ler uma notícia como essa.

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      1 ano atrás

      Acredito que esse post possa ajudar a te responder:

      https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/kc-390-realiza-testes-em-centro-do-us-army

      Responder
  4. Tomcat4.0 says:
    1 ano atrás

    Caramba hein, pallet de 19 t hein, eita bichão ,tem que respeitar. O pessoal lá ,acostumado com C-130 deve estar babando no Millennium.

    Responder
  5. Wolfpack says:
    1 ano atrás

    Se a Marinha deve investir tudo wue tem na classe Riachuelo e na Classe Tamandaré, a FAB dev investir tudo que tem no desenvolvimento do KC-390 e no Gripen F39. O EB deve focar no desenvolvimento da família Guarani, talvez uma versão 8×8, defesa antiárea, Astros 2020, um missil de cruzeiro eficiente, e em um novo fuzil de assalto pois o Imbel IA2 parece estar apresentando vários problemas.

    Responder

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