Tucano35: DAN participa da pré-estreia do documentário na AFA

Por Guilherme Wiltgen e Rubens Barbosa Filho

No sábado (29), a aeronave T-27 Tucano completa 35 anos de serviço ativo na Força Aérea Brasileira (FAB) e para comemorar essa expressiva data, foi realizada nesta quinta-feira (27) na Acadêmia da Força Aérea (AFA), a pré-estreia do documentário “Tucano – 35”, uma realização da Hunter Press e com produção da Street Films.



Presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, Diretor de Ensino (DIRENS), contou com a presença do Brigadeiro-do-Ar Mario Augusto Baccarin, Comandante da AFA, e de oficiais, praças e do Corpo de Cadetes, que se reuniram na noite desta quinta-feira no Auditório da AFA, para assistirem o documentário.

       

Com 1h45 de duração, o documentário conta a história da icônica aeronave por meio de uma série de imagens históricas do T-27 e dos depoimentos de várias pessoas que tiveram relação direta com a aeronave, como o do primeiro presidente da Embraer, Ozires Silva, do engenheiro-chefe dos projetistas, Ary Leber, além de ex-pilotos da Esquadrilha da Fumaça até os atuais cadetes, que continuam voando o Tucano durante as instruções na AFA.

“É um documentário que celebra os 35 anos de operação do Tucano na FAB e destaca o orgulho nacional de tê-lo, a parceria da FAB com a Embraer no desenvolvimento da aeronave e a projeção do nome do Brasil para o mundo”, destacou o roteirista João Paulo Zeitoun Moralez.

Com a participação do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), foi recuperada a aeronave T-27 Tucano FAB 1303, primeira unidade recebida pela FAB  em 29.09.1983, na AFA em Pirassununga.

A aeronave recebeu o mesmo esquema de pintura que ostentava há 35 anos e ficará preservada na AFA, onde continuará inspirando os jovens cadetes que vão realizar a instrução básica de voo no Tucano.



História

O Tucano surgiu da necessidade da FAB de substituir a antiga aeronave de treinamento T-37, que seria descontinuada pela fabricante Cessna. Nascia assim uma máquina com desempenho notório, reconhecido internacionalmente. As características do T-27 fizeram com que o avião fosse exportado para países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Peru, Paraguai, Honduras e Irã. No Reino Unido, foi escolhida para se tornar aeronave de treinamento básico, licenciada e produzida localmente.

O protótipo do treinador voou pela primeira vez em 19 de agosto de 1980, com um desenho avançado para a época. Suas características acabaram tornando-se padrão para outras aeronaves de treinamento, com trens de pouso retráteis, assentos em tandem (um à frente do outro, sendo o de trás mais alto), pontos para utilização de armamento e, inclusive, sendo a primeira aeronave do gênero com assentos ejetáveis. Possui grande autonomia de voo (quatro horas e meia somente com o tanque interno), robustez, comandos precisos, boa margem de manobra mesmo à baixa altitude, confiabilidade, visibilidade e capacidade de voo em diferentes condições climáticas.

Desenvolvida por meio da parceria entre a FAB e a Embraer, até hoje, os T-27 são empregados pela FAB para instruções em voo aos novos pilotos. As aeronaves também foram utilizadas para demonstrações da Esquadrilha da Fumaça.

O documentário estará disponível para o público a partir das 9h da manhã do dia 29 de setembro no site www.tucano35.com

Rubens Barbosa, João Paulo Moralez e Guilherme Wiltgen

NOTA do EDITOR: O DAN agradece ao amigo João Paulo Moralez pelo convite para participar desse capítulo da história da aviação militar brasileira e parabeniza pelo excelente trabalho realizado.



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