TAMPA, Flórida – Dois pilotos da Marinha dos EUA ejetaram com segurança sobre o Mar Vermelho durante as primeiras horas da manhã de 22 de dezembro, quando seu caça F/A-18F foi abatido em um aparente caso de fogo amigo.
O cruzador USS Gettysburg (CG 64), da Classe Ticonderoga, que faz parte do USS Harry S. Truman Carrier Strike Group (HSTCSG), disparou por engano e atingiu o F/A-18F Super Hornet do Strike Fighter Squadron (VFA) 11 Red Rippers, que estava voando para longe do USS Harry S. Truman (CVN 75).
Ambos os pilotos foram resgastados em segurança. As avaliações iniciais indicam que um dos dois tripulantes do caça sofreu ferimentos leves. Este incidente não foi resultado de fogo hostil e uma investigação completa está em andamento.
FONTE: U.S. Central Command (CENTCOM)
O froid é ver canal especialista fazer uma análise “técnica” totalmente sugestiva e platônica (sim, esse é o adjetivo) a respeito da notícia.
Uma pena. Já foi uma ótima referência de análise de assuntos militares…
Eu acho muito engraçado, caça americano nunca é abatido pelo inimigo,cai porque teve algum problema mecânico ou por fogo amigo, nota-se que eles não morrem também,só ficam feridos.
Pergunto todos especialistas que falam que foi abatido por Huti’s. Com qual artefato abateram F/A-18F?
E para Gabriel. Tecnologia. Contrário das experiências russas e da sucata deles que um caixão voador, os Americanos aplicam mais modernas tecnologias, que permitem sobrevivência dos efetivos. Avia, tanque ou qualquer outro equipamento pode ser substituído, os pilotos não podem.
Para você saber, que está tão decepcionado que os pilotos americanos nunca morrem. Somente neste teatro de guerra em 1994 F-15 abateu dois blackhawk com 30 soldados NATO. Em 2004 um F18C foi abatido por duas baterias de Patriot. Espero que isso sacia tua necessidade de sangue americano.
Para negar algo precisa saber e não só repetir frazes através de um grupo de i….. que sempre aplaudem derrotas americanas. Para estas pessoas vão para Rússia moral lá se vocês são tão apaixonados por este tipo de criminosos de guerra. Lá vocês vão puder elogiar Putin e outros bandidos.
Fogo dos amigos houthis.
Os Houthis costumam fazer prova, como não fizeram….
Fogo amigo dos Houthis….rs!
Você consegue provar isso?
Não preciso provar para você. Sou livre para expressar minhas opiniões e convicções. Não gostou? Que pena….rs! O avião foi alvejado pelos Houthis, para desespero da marinha americana, que não consegue manter seus porta-aviões em segurança nas águas do Mar Vermelho… rs!
Melhor perder com inteligente do que ganhar com burro. Na verdade com i…. Toda empresa fala que foi fogo amigo, até próprios Huti, não se gabam de nenhum sucesso mas você repete ….
Tem um provérbio velho quando dois ou mais te falam que você é burro compra cela e não discute.
“Fogo amigo” sei…. mais conhecido como bateria AA houthi….
Os houthis não apresentaram qualquer prova….
Dan Lamothe, do The Washington Post, determinou que a derrubada foi realizada com um míssil SM-2. Estes tipos de mísseis são rotineiramente usados para destruir drones e mísseis de cruzeiro lançados pelos Houthis no Mar Vermelho. O abate ocorreu no momento em que outros aviões que voltavam do Iêmen eram embarcados no porta-aviões.
Lucas Tomlinson, da Fox News, obteve a confirmação de que Gettysburg quase abateu um segundo Super Hornet alguns quilômetros atrás do primeiro. O cruzador disparou um segundo míssil SM-2, que – de acordo com as descobertas não oficiais de Tomlinson – errou a aeronave que pousava por cerca de 30 metros.
Esta informação acrescenta outro elemento surpreendente a toda a história: como o segundo Super Hornet voava alguns quilômetros atrás do primeiro e ao mesmo tempo estava em processo de pouso, significa que o primeiro, aquele abatido, também estava em processo de aproximação. Por um lado, faz sentido. Se uma máquina circulando em algum lugar distante fosse identificada como um míssil de cruzeiro, ninguém provavelmente desperdiçaria um efetor para derrubá-la. Uma vez aberto o fogo, o “míssil” deve ter sido reconhecido como uma ameaça imediata à nau capitânia.
Assim vão todas análises de “especialistas trol” que trabalham para embaixada russa no Brasil. Acho que STF deveria investigar estas pessoas ao o influenciadores russos e potenciais ameaças da segurança nacional.
Casos de fogo amigo da defesa aérea não são inéditos. Na verdade, as memórias dos pilotos americanos provam que nas operações em que tinham controle total do ar, eles tinham mais medo de sua própria defesa AA, e não do inimigo.
Não foi fogo hostil , o que torna
incidente bem pior , agora os fatores negativos são imensos , a começár pela “qualidade” dos conscritos, qualidade dos superiores que os comandavam , aqui se limita as capacidades técnicas e administrativas , para piorar podemos avaliar o compromisso e a seriedade da tropa , não é raro nas FAs se depararem com drogados e sabotadores empolgados , em um passado recente jogaram um C17 e um B52 no chão ao tentarem dar um loop nestas aeronaves !
Não acredito nesta versão de ser atingido por fogo amigo, neste caso.