US Navy planeja recuperar o F-35 no Mar da China Meridional

Por Alex Wilson

A US Navy (Marinha dos EUA) está planejando recuperar um caça furtivo F-35C que caiu no Mar da China Meridional após um pouso forçado no USS Carl Vinson no início desta semana, de acordo com um oficial da Marinha.

O incidente é o quinto de uma série de acidentes Classe A envolvendo o contingente de aeronaves do Carl Vinson, Carrier Air Wing 2, nos últimos meses.

O F-35C Lightning II estava tentando pousar a bordo do porta-aviões durante operações de voo de rotina na segunda-feira. O caça atingiu o convés de voo antes de cair na água, disse a porta-voz da 7ª Frota, Cmdr Hayley Sims disse ao Stars and Stripes por telefone na quarta-feira.

“A Marinha dos EUA está fazendo arranjos de operações de recuperação para que a aeronave F-35 seja recuperada, mas não tenho detalhes além disso”, disse ela.

O piloto ejetou e foi resgatado por um helicóptero de resgate, informou a Marinha na segunda-feira. Seis outros marinheiros ficaram feridos no acidente. Três foram levados para um hospital em Manila, nas Filipinas; os quatro restantes foram tratados a bordo do Carl Vinson.

Todos os sete estavam em condição estável na tarde de quarta-feira, disse Sims. A causa do acidente ainda está sob investigação e nenhum detalhe adicional foi disponibilizado imediatamente, disse Sims. A variante “C” do caça de quinta geração é configurada para pousos em porta-aviões e custa aproximadamente US$ 103 milhões por aeronave, de acordo com o fabricante Lockheed Martin.

O Carl Vinson estava participando de uma operação de treinamento de dois porta-aviões que começou no domingo e incluiu o USS Abraham Lincoln e seus respectivos grupos de ataque de porta-aviões.

Sims verificou que quatro acidentes Classe A envolvendo aeronaves atribuídas a porta-aviões ocorreram entre 22 de novembro e 31 de dezembro. A Marinha define um acidente Classe A como envolvendo perda de vida ou invalidez permanente, ou a perda completa de uma aeronave ou danos materiais de US$ 2,5 milhões ou mais.

O primeiro acidente ocorreu em 22 de novembro, quando um motor de um F/A-18E Super Hornet pegou fogo em pleno voo. O caça pousou com segurança e ninguém ficou ferido, de acordo com o Centro de Segurança Naval.

Dois dias depois, o equipamento de sonar de mergulho de um MH-60R Seahawk “inesperadamente se soltou” do helicóptero durante um exercício de treinamento de guerra antissubmarino, de acordo com um relatório de 2 de dezembro do Navy Times.

Em 29 de novembro, outro Super Hornet sofreu uma falha no sistema enquanto estava no ar. A aeronave foi recuperada com segurança e sem ferimentos, mas as inspeções subsequentes revelaram o que parecia ser um dano Classe A na estrutura do caça, de acordo com o Centro de Segurança Naval.

Dois dias depois, um motor de uma aeronave tiltrotor CMV-22B Osprey pegou fogo no convés de voo do Carl Vinson. Não foram relatados feridos.

Todos os cinco incidentes continuam sob investigação, disse Sims, que não conseguiu “falar com nenhum padrão ou qualquer tipo de especulação” sobre eles até que as investigações sejam concluídas.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes

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