USAF libera relatório sobre acidente do A-29 no OA-X

Uma comissão de Investigação de Acidentes do Air Force Materiel Command identificou a causa do acidente com o A-29 Super Tucano que matou um piloto de caça da US Navy no Novo México.



O tenente Christopher Short, um piloto experiente de F/A-18, pilotava o A-29 Super Tucano operando na Base Aérea de Holloman, no Novo México, em 22 de junho de 2018, quando caiu logo após o lançamento de uma GBU-12 na Red Rio Bombing Range, que faz parte da White Sands Missile Range. O outro tripulante, um oficial de sistemas de armas da USAF, se ejetou e teve apenas ferimentos leves.

O Presidente da Comissão de Investigação de Acidente identificou como a causa o controle excessivo da aeronave, seguido por uma falha na aplicação e de controle de recuperação adequados. Ao girar muito rapidamente, em baixa velocidade após o lançamento da bomba, a aeronave entrou em um mergulho em espiral fora de controle.

Além disso, a causa específica da morte do piloto foi a demora em se ejetar. Após tentativas frustradas de recuperar o controle da aeronave, a ejeção foi realizada abaixo da altitude mínima recomendada para voo não controlado, o que contribuiu para que o seu pára-quedas não inflasse totalmente.

A missão foi continuação do treinamento do Light Attack Experiment Phase II. O A-29 decolou armado com duas GBU-12, foguetes e metralhadoras .50, e de acordo com o relatório, a missão prosseguiu sem intercorrências até o primeiro lançamento de arma (GBU-12) que estava no cabide do lado esquerdo. A tripulação tentou executar um giro de 180° à direita, logo após o lançamento.

O Presidente da AIB (Accident Investigation Board) também constatou, por preponderância das evidências, que a tentativa dessa manobra, sem compensar a assimetria de liberação da arma em baixa velocidade, contribuiu substancialmente para o acidente.

Os dois tripulantes faziam parte de uma equipe de 17 tripulantes selecionados para participar da Light Attack Experiment Phase II, avaliando as capacidades das duas plataformas de ataque leve, o AT-6 e o ​​A-29.

O Brig. Gen. Kenneth Bibb Jr., que serviu como Presidente da Comissão de Investigação de Acidentes, informou que o objetivo principal era investigar a causa, e os fatores contribuintes, do acidente e fornecer um relatório público dos fatos e circunstâncias sobre o acidente.

FONTE: USAF



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