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Home Aviação

USMC retira do serviço ativo o Bell AH-1W Super Cobra

Guilherme Wiltgen por Guilherme Wiltgen
19/10/2020 - 18:39
em Aviação
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FORT WORTH, Texas (19 de outubro de 2020) – O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC – United States Marine Corps), retirou oficialmente o Bell AH-1W Super Cobra de suas fileiras, após mais de 30 anos de serviço ativo. O icônico helicóptero bi pá serviu como aeronave de ataque dedicado para os fuzileiros navais em várias campanhas, incluindo as Operações Desert Storm, Iraqi Freedom e Enduring Freedom.

“O AH-1W Super Cobra serviu admiravelmente e deixa um legado notável no apoio de helicópteros de ataque ao alvo para nossos fuzileiros navais”, disse o Coronel David Walsh, gerente do Light/Attack Helicopter Programs (PMA-276). “Embora o capítulo AH-1W esteja terminando, o do AH-1Z Viper está pronto e com capacidade ainda maior para apoiar nossos fuzileiros navais nos próximos anos”.

Originalmente designado como AH-1T +, o Super Cobra voou pela primeira vez em 16 de novembro de 1983 no Bell’s Flight Research Center em Arlington, no Texas. A Bell entregou o primeiro AH-1W aos fuzileiros navais em 27 de março de 1986 e o último em 1999, de um total de 179 helicópteros. Até agosto de 2020, o USMC voou 933.614 horas com o com o Super Cobra.

“Estamos extremamente orgulhosos das capacidades que o AH-1W trouxe para os fuzileiros navais dos Estados Unidos nos últimos 34 anos”, disse Michael Deslatte, gerente do programa H-1 da Bell. “O legado do Super Cobra é uma prova da excelência e dedicação que os homens e mulheres da Bell colocaram nessas plataformas por gerações e esperamos continuar esse legado nos próximos anos”.

Os AH-1W que sofreram up-grade para o AH-1Z Vipers continuarão a servir na Marinha dos Estados Unidos. O Viper, com rotor de quatro pás, substitui o Super Cobra como o sucessor da moderna plataforma de helicópteros de ataque, fornecendo recursos ar-ar e ar-solo, totalmente integrados e projetados para realizarem com sucesso a mais ampla gama de modernas missões.

FONTE: Bell Flights

Tags: AH-1W Super CobraAH-1Z ViperBell FlightsBell HelicoptersBell Textron HelicoptersUnited States Marine Corps (USMC)
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Comentários 12

  1. Salim says:
    2 anos atrás

    Seria a cereja no PH Atlântico, ai teríamos alguma cobertura aerea em desembarque e uns 20 pro EB ter heli ataque e raça. Teriam que ser modernizados sem dúvida, porém daria salto na capacidade fuzileiros e EB, também aeronáutica poderia ter algo para CSAR. Criar doutrina e daí partir viper. Lembrando que estes pássaros tem pedigree confirmado combate.

    Responder
  2. Souto. says:
    2 anos atrás

    Boa tarde amigo Padilha voce tem alguma info sobre a chegada dos aviões KC2 turbo Trader
    e se virão novos carros de combate para o CFN?

    2- Padilha vc sabe quando a MB vai receber o helicoptero UH-15B?

    obrigado.
    abraço.

    Responder
  3. Jacubão says:
    2 anos atrás

    Seria interessante ver esses pássaros voando por aqui totalmente modernizados!

    Responder
  4. GILBERT says:
    2 anos atrás

    Independente de qualquer coisa pelo menos 1/2 dúzia deles para apoio ao nosso CFN seriam cruciais.

    Responder
  5. Claudio Severino da Silva says:
    2 anos atrás

    Meus prezados
    US DoD ofereceu a Marinha do Brasil via FMS, 13 AH-1W SuperCobra na versão “PLUS+”

    https://forum.contatoradar.com.br/index.php?/topic/125022-us-dod-oferece-a-mb-via-fms13-ah-1w-supercobra-na-versão-“plus””/&tab=comments#comment-1365610

    Responder
  6. Claudio Moreno says:
    2 anos atrás

    Olá Senhores!

    Eis um helicóptero surrado até o talo.

    Qué a MB não saiba da baixa.

    CM

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      2 anos atrás

      Não estão não. Os que estão separados para venda estão com muitas horas de voo ainda. O problema é que não tem o painel digital, sendo analógicos ainda o que pediria alguma modernização. Os marines hj usam o Zulu.

      Responder
      • MMerlin says:
        2 anos atrás

        Sim. Além de constar na proposta atualização do meios analógicos para meios digitais e revisão geral, foi especificado que as aeronaves viriam com garantia de voo até 2030. Isto lá em meados de 2018.
        Se a compra ainda não é efetivada, acredito que seja devido a MB não ter identificado a necessidade e não pela vida útil da mesma.

        Responder
      • Claudio Moreno says:
        2 anos atrás

        Bom dia Padilha e demais Senhores camaradas do DAN!

        Muito obrigado por me ajudar a ter esse esclarecimento, para mim, todos estavam mais usados que o meu Fiat Tipo IE 94.

        CM

        Responder
      • Marcelo Mendonça says:
        2 anos atrás

        Padilha, a oferta americana foi para o Brasil ou especificamente MB? Não seria uma boa para o EB que busca um Heli de ataque?

        Responder
    • paulop says:
      2 anos atrás

      Talvez por ai passe um início de construção da capacidade de ataque com asas rotativas do EB/MB.
      Mesmo que seja uma aeronave antiga, ainda, para o cenário sul-americano tem seu valor.
      Quem sabe um lote dessas aeronaves modernizadas sairiam mais em conta do que um lote de Vipers novas…
      Pra quem moderniza KC-2 Turbo Trader…umas 30 células dessa belezinha modernizada não sairia nada mal…
      No aguardo das pedradas…
      Abraço.

      Responder
      • Satyricon says:
        2 anos atrás

        Sem pedrada, só reza
        E torcida

        Responder

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