Vídeo: V-BAT, o UAS tático com capacidades estratégicas da Shield AI

Por Luiz Padilha

O UAS (Unmanned Aircraft System) V-BAT fabricado pela Shield AI, pode ser operado tanto em terra quanto a bordo de navios civis ou militares. Seu design e controles exclusivos permitem que ele decole e pouse com ventos fortes, a bordo de embarcações em movimento com convoos de apenas 12′ x 12′, o que o coloca como a melhor opção em termos de custo x benefício, por não demandar equipamentos externos como rampas para operar e tão pouco a necessidade de um navio aeródromo específico.

O V-BAT já foi apresentado à Marinha do Brasil, quando operou a bordo da fragata Liberal, como pode ser visto clicando aqui. O V-BAT tem em seu currículo a vitória sobre 13 competidores quando venceu o Navy and SOCOM MTUAS Increment 2 Program of Record nos EUA.

Um dos principais diferenciais entre o V-BAT e outras aeronaves VTOL é o design patenteado do ventilador canalizado. O duto do V-BAT aumenta o empuxo em mais de 80% com potência equivalente do motor, permitindo a decolagem e o pouso com um único motor e alcançando uma fração de massa de carga útil incomparável. Ele pode voar por meio dia ou parar e pairar por horas a fio. A vetorização de empuxo confere ao V-BAT um controle incomparável para estabilidade em condições climáticas adversas.

Assistam ao vídeo abaixo e confiram as Capacidades Operacionais e sua Capacidade Expedicionária

O V-BAT pode ser equipado com diferentes sensores intercambiáveis e personalizáveis como câmeras EO/MWIR, AIS e recursos baseados em Inteligência Artificial (IA), área que a Shield AI domina totalmente.

As bases operacionais avançadas são alvos fáceis e o futuro dos UAS táticos deve ser mais do que apenas “expedicionário”. O V-BAT é um ativo tático com implicações estratégicas, sendo totalmente implantável por uma equipe de 2 pessoas, podendo ser colocado em uma caminhonete, em um H225M/ Blackhawk ou com folga em um KC-390.

Uma vez em campo, o V-BAT pode ser montado e posto para voar em apenas 20 minutos, o nos teatros operacionais atuais é algo que não se pode dispensar.

FONTE: Shield AI

Sair da versão mobile