Vídeo: C130J-30 indiano faz pouso histórico em Daulat Beg Oldie

C130J-30 Super Hercules faz pouso histórico em Daulat Beg Oldie
C130J-30 Super Hercules faz pouso histórico em Daulat Beg Oldie

Em uma significativa demonstração da capacidade de movimento da IAF (Força Aérea Indiana), um avião Super Hércules C 130J-30 aterrissou em Daulat Beg Oldie (DBO), a mais alta base aérea do mundo as 06:54 horas do dia 20 de Agosto.

O Comandante do Grupo Capitão Tejbir Singh e a equipe dos “Veiled Vipers”, juntamente com um oficial sênior do comando aéreo, aterrissaram na pista DBO localizada a 16.614 pés (5.065 metros) na área de Aksai Chin depois de ter decolado de sua base em Hindon.

DBO é uma importante base de linha de frente do exército que liga a antiga rota da seda para a China. Esta base foi construída durante o conflito da Indo-China em 1962 e entrou em destaque quando aeronaves da IAF foram operadas a partir de DBO entre 1962 e 1965. Mais uma vez, esta base estratégica no Norte do Himalaia ganhou importância quando foi ressuscitada e reativada pela IAF, juntamente com o Exército indiano e se tornou operacional quando um bimotor AN 32 de Chandigarh aterrisou lá depois de um hiato de 43 anos.

Considerando a capacidade de carga muito limitada do AN32 e helicópteros, a decisão foi tomada pela IAF para pousar a aeronave C130J-30 que é capaz de levar até 20 toneladas de carga. Com esta capacidade de transporte aéreo a IAF agora estará em uma posição melhor para satisfazer as exigências das forças terrestres que são fortemente dependentes da ponte aérea para o sustento nessas áreas mais altas e inóspitas.

A aeronave transporte aéreo tático do esquadrão de operações especiais dos “Veiled Vipers”, é capaz de realizar a infiltração rápida de forças em todas as condições meteorológicas, incluindo lançamentos aéreos e decolagens em superfícies preparadas e despreparadas ou semi criadas como a utilizada no pouso histórico de hoje nesta altitude e em condições hostis de terreno. Essa conquista se qualifica como o recorde mundial para a mais alta altitude de operação para uma aeronave desta classe. Aliás, este era o mesmo avião e tripulação que operaram em Dharasu durante o “Op Rahat” para o alívio contra inundação em Uttarakhand.

A conquista de hoje vai permitir que as forças a exploração das capacidades avançadas inerentes da aeronave e pelo aumento da capacidade de infiltrar as tropas, melhorar as redes de comunicação e também servir como um grande incentivo para a manutenção das tropas posicionadas lá. Também mostra que a IAF é capaz de operar em um terreno tão inóspito em apoio do Exército indiano.

FONTE: Defense-Aerospace/Youtube

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile