Vídeo – O último voo do Mirage 2000 da Força Aérea Brasileira

O G1 mostra com exclusividade o vídeo do último voo do Mirage, o mais potente avião de caça da Força Aérea Brasileira que foi aposentado no último dia 31.
No último dia de 2013, o avião, que chega a até 2,2 vezes a velocidade do som, fez o voo derradeiro: partiu da base aérea de Anápolis, onde operava desde 2005 defendendo o Planalto, com destino ao Rio de Janeiro. A partir de agora, ele ficará em exposição no Museu Aeroespacial da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos.

O G1 acompanhou o último voo no dia 31 e embarcou no avião com duas câmeras go-pro. Nas imagens aceleradas, é possível ver o piloto, o capitão Augusto Ramalho, sobrevoando o Centro-Oeste do país rumo ao Rio.

O avião fez o percurso sem armas, pois deixou de proteger o país, a uma velocidade de até 0,9 vezes a velocidade do som, que é a normal para deslocamentos.

O Mirage partiu às 10h42 de Anápolis, chegando ao Rio às 11h53. Para o capitão Ramalho, foi o voo mais difícil de sua vida.

“Realmente, foi muito difícil. Não devido ao voo em si, que foi tranquilo. Mas pela emoção. Por ser o último, ficamos todos tocados”, desabafou o oficial, que tem 33 anos e 2.000 horas de voo como piloto de caça.

Sair da versão mobile