Voo de traslado – A perspectiva de um piloto voando o Gripen

Gripen RTAF
Gripen RTAF

O Major Fredrik Susskind é um piloto de testes do caça Gripen/FMV. Ele também é um piloto que realiza os voos de traslado do Gripen para a Real Força Aérea da Tailândia, a última em setembro.

Gripenblog pediu a Fredrik que falasse um pouco sobre os voos de longo curso.

Fredrik Süsskind é saudado em sua chegada ao Wing 7. Imagem: Sukasom Hiranphan

GBlog – Como você se preparou para o voo de traslado?

Fredrik – O planejamento começou logo após a última entrega em abril deste ano. Fomos apoiados pela SwAF que nos ajudaram em todas as partes durante a fase de planejamento.

Foi este o seu primeiro voo de traslado?

Pessoalmente, este foi o segundo voo de traslado para a Tailândia. Três dos cinco pilotos já haviam participado de voos de traslado para a Tailândia.

Por quanto tempo você pode voar em cada perna? Você traz algum equipamento especial ou rações com você no cockpit, para as diferentes partes do voo de traslado?

O Comandante do Wing 7, Capitão Manat Chuanprayoon dá as boas-vindas a Fredrik Süsskind (à esquerda) e seu companheiro. Imagem: Sukasom Hiranphan

As pernas variaram entre  1 hora 15 minutos até 2h e 40 minutos. A coisa mais desafiadora durante esta fase é o clima (tempestades), calor e possível desidratação. Precisamos beber muito liquido, a fim de manter o foco. Depois de fechar o canopy a temperatura sobe muito e você realmente precisa do ar condicionado que o APU fornece.

Descreva a experiência de voo do Gripen com tantas paradas em países com o clima variando durante o translado até aterrissar no Wing 7 na Tailândia. E fale sobre qualquer qualidade específica do Gripen que você gostaria de destacar em um voo como este?

Voando por todo o mundo, atravessando grandes desertos e vastos oceanos realmente faz você se sentir pequeno e você deve contar com o A/C para executar. O Gripen tem se mostrado muito confiável, que é o que você  procura como piloto.

Fredrik Süsskind após a segunda entrega à RTAF. Imagem: Sukasom Hiranphan

Como foi a recepção após a chegada ao Wing 7? Qual é o próximo voo de traslado depois deste?

Infelizmente, foram adiadas por um dia, mas ainda assim, a recepção na Tailândia foi maravilhosa. De volta a Suécia, estamos preparando uma campanha de teste na Itália, uma em Vidsel e ao lado desse processo com os testes finais do próximo OFP, Bloco 3, a serem desdobradas com os clientes da SAAB/FMV no início do próximo ano.

(OFP = Programa de voo operacional, o software no Gripen) 

FONTE E FOTOS: Gripen Blog

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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