AW159 Wildcat

Por Guilherme Wiltgen

A Coreia do Sul definiu qual será o armamento utilizado pelos seus oito helicópteros AW159 Wildcat, que serão embarcados ​​nas novas fragatas FFX. Esses helicópteros serão armados o míssil israelense Spike NLOS (Non Line Of-Sight). O Wildcat é a nova geração do consagrado Lynx e Super Lynx, sendo que estes últimos já são utilizados pela ROK Navy, que possui a versão Mk99.

Com estimativa de construir 15 ou mais FFX, cada navio poderá embarcar até dois Wildcats, mesmo que frequentemente estas fragatas muitas vezes vão se fazer ao mar com apenas uma aeronave orgânica. O Wildcat pesa em torno de seis toneladas, possui uma autonomia de 90 minutos (270 minutos com tanques suplementares) e atinge a velocidade máxima de 290km/h. A versão naval do Wildcat pode transportar um sonar de imersão e ser armado com um ou dois torpedos antissubmarino.

Após três anos de negociações, discussões e avaliações, a Coréia do Sul finalmente concordou em adquirir a versão de longa distância (25 km) do míssil, que pesa 70 kg e é normalmente lançado por helicópteros que tenham um designador laser.

A Coreia do Sul pretende usar o Spike NLOS na sua costa oeste, afim de bloquear as tentativas norte coreanas de invadir as ilhas sul-coreanas, próximas da fronteira marítima entre os dos dois países.

Spike NLOS

O Wildcat poderá ser armado com até 4 mísseis. e basta a aeronave estar a 40 pés (122m) de altitude, para conseguir detectar o alvo a 25 km de distância. Como o Spike NLOS possui vários sistemas de orientação, os tripulantes podem optar por utilizar o vídeo ao vivo, que permite ao piloto conduzí-lo até o alvo ou deixar o míssil no modo “fire and forget” (dispare e esqueça), utilizando a imagem selecionada do alvo pelo prório míssil.

O lado negativo do Spike NLOS é o seu custo, mais de US$ 250 mil por unidade.

FOTO SUPERIOR: Ilustrativa

image_pdfimage_print

 

9 Comments

 

  1. 04/02/2014  19:29 by JPBS1 Responder

    Então quer dizer que um dos nossos submarinos conseguiria
    afundar um porta-aviões americano?

    • 04/02/2014  20:09 by Guilherme Wiltgen Responder

      JPBS,
      Por isso coloquei "afundar", pois o torpedo não afundaria um CVN mas, já seria o suficiente para tirá-lo de combate temporariamente, o que pode representar um fator de desequilibrio a favor do inimigo.
      FA

  2. 04/02/2014  16:05 by shinigami78 Responder

    Apenas uma observação se ele for armado com 1 torpedo e com 3 tripulantes e o sonar de imersão o heli tem alcance máximo de 83km, ida e volta 41.5km ou apenas 19 minutos de voo.
    Eles planejam utilizar o heli apenas para cada missão planejada, ou seja ele não pode fazer múltiplas missões sem afetar o desempenho.
    Se um vai caçar um sub com 3 tripulantes + sonar de imersão + 2 tanques extras um outro meio tem que ser responsável de fazer o ataque.
    Ai entra o K-Asroc mas o desenvolvimento do torpedo falhou e a taxa de acerto ficou em 40%...

    • 04/02/2014  16:24 by Guilherme Wiltgen Responder

      Shinigami78,
      Normalmente, quando helicópteros decolam para caçar submarinos, vão em pares, enquanto um "dipa", o outro fica orbitando pronto para lançar seus torpedos.
      Já pude assistir os SH-60B da USN fazendo isso boa parte da noite, caçando o Tikuna. rsrsrsrs

      • 04/02/2014  17:01 by Gallito Responder

        Guilherme só por curiosidade, os SH-60B da USN conseguirão detectar o Tikuna ?

        Acho que está aí a grande diferença entre os Seahawk e os Wildcat, o alcance, a carga útil a ser transportada para missão e outras coisinhas a mais...

        • 04/02/2014  17:49 by Guilherme Wiltgen Responder

          Não conseguiram encontrá-lo! rsrsrsrs
          Dos três ataques que realizou contra o USS Carl Vinson, dois ele "afundou" o CVN70 e uma o USS Bunker Hill pegou ele.
          As diferenças não são tão grandes assim, o Gato Selvagem vai surpreender muita gente...
          FA

          • 05/02/2014  8:25 by Gallito Responder

            Grato pela informação Guilherme.

      • 04/02/2014  17:48 by shinigami78 Responder

        Valeu pela informação!
        Foi o que imaginava porque se não a conta não bate, Rs.

Leave a reply

 

Your email address will not be published.