Após tensão na fronteira, Índia proíbe dezenas de aplicativos chineses

A ação do governo parecia especificamente direcionada ao TikTok, que foi recentemente encontrado acessando dados de usuários nos iPhones da Apple.

Em meio a tensões com a China, a Índia proibiu 59 aplicativos móveis chineses, incluindo a crescente plataforma de compartilhamento de vídeos TikTok.

Uma disputa diplomática vem se desenvolvendo entre Nova Deli e Pequim nas últimas duas semanas após um confronto mortal entre suas tropas em uma área fronteiriça disputada em 19 de junho.

A decisão de barrar os aplicativos chineses foi anunciada nesta segunda-feira (29) pelo Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia. De acordo com o órgão, a decisão foi tomada por conta do suposto envolvimento dos aplicativos em “atividades que são prejudiciais à soberania e integridade da Índia” e da ameaça à “segurança do estado e ordem pública”.

O Ministério disse que responder às ameaças que emanam desses aplicativos “é uma questão de profunda e imediata preocupação, que requer medidas de emergência”.

Também estão proibidos outros aplicativos populares como o WeChat, Kwai, Baidu, Clash of Kings, Weibo, entre outros.

FONTE: Sputnik

Sair da versão mobile