DARPA avança com o programa de embarcações não tripuladas NOMARS




A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA) está avançando com seu programa NOMARS (No Manning Required, Ship) com um amplo anúncio da agência (BAA) divulgado na semana passada.

Sob o NOMARS, a DARPA está buscando uma embarcação que possa operar completamente sem tripulação no mar por longos períodos de tempo. A DARPA disse na BAA que deseja ‘explorar o espaço de design NOMARS da Conceptual Design Review (CoDR) até a Preliminary Design Review (PDR) e a definição do sistema, criando um navio que elimina todas as considerações de design associadas à hospedagem de uma tripulação.

A DARPA reservou US $ 41 milhões para o desenvolvimento do programa e design da plataforma NOMARS, que deve poder operar por até um ano no mar antes de exigir manutenção. No momento, a agência não planeja construir uma embarcação operacional, mas um demonstrador de ‘navio X’ que pode ser usado como prova de conceito para o NOMARS.

A DARPA disse anteriormente: “O NOMARS tem como objetivo desafiar o modelo tradicional de arquitetura naval, projetando uma estrutura marinha desde o início, sem provisão, permissão ou expectativa para os seres humanos no mar.“

Ao remover o elemento humano de todas as considerações de projeto de navios, o programa pretende demonstrar vantagens significativas, incluindo tamanho, custo, confiabilidade no mar, capacidade de sobrevivência para o estado do mar e capacidade de sobrevivência para ações adversas, como considerações furtivas e resistência à adulteração.

O programa também buscará maior eficiência hidrodinâmica por meio da otimização do casco, sem requisitos de segurança ou conforto da tripulação.” O NOMARS está focado apenas no design de uma nova estrutura marítima em vez de uma embarcação completa com sistemas de missão, mas a DARPA acrescentou que o espaço de carga útil é de 23 pés por 12 pés por 9 pés.

Sea Hunter

Nos últimos anos, a DARPA investiu esforços consideráveis no desenvolvimento de navios de superfície não tripulados (USVs), com a agência desenvolvendo anteriormente a plataforma Sea Hunter de 40 m de comprimento e o Improved Navy Lighterage System (INLS). O INLS, conhecido como “Trem do Mar”, foi projetado para usar uma combinação de USVs com e sem motor para transportar equipamentos e suprimentos. Os EUA estão pressionando pelo desenvolvimento de embarcações não tripuladas, como parte de seu objetivo de expandir a Marinha dos EUA e permitir operações mais distribuídas em grandes áreas como o Pacífico.

FONTE: Naval Technology

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile