Por Pamela Largue
A desenvolvedora geotérmica canadense DEEP Earth Energy Production Corp. se uniu à empresa de tecnologia energética SLB para desenvolver um projeto geotérmico no sudeste de Saskatchewan, no Canadá.
O projeto de 30 MW incluirá dois poços de produção e dois de injeção na fase um e até 18 poços na fase dois. Essa abordagem maximizará a permeabilidade da formação de rochas sedimentares ao redor, de acordo com o DEEP.
A fase de viabilidade do projeto foi concluída e a SLB agora fornecerá os serviços de engenharia, projeto e construção para o projeto.
Kirsten Marcia, presidente e diretora executiva da DEEP, comentou em uma declaração: “Ao unir forças, estamos desenvolvendo nosso ativo de forma simplificada, combinando o melhor das tecnologias de subsolo e superfície, ao mesmo tempo em que maximizamos eficiências, operações e, finalmente, produção de energia. Com essa abordagem, esperamos estabelecer um modelo para o desenvolvimento de projetos geotérmicos comerciais adicionais no Canadá. Este projeto não é apenas um grande passo à frente para nossa empresa, mas também deve representar uma contribuição significativa para as metas do Canadá de reduzir emissões e proteger recursos energéticos locais.”
O DEEP alavancará métodos de perfuração horizontal comprovados no setor de petróleo e gás para acessar as zonas mais produtivas. Isso será acoplado à expertise da SLB em construção de poços integrados e, de acordo com os parceiros, será uma aplicação pioneira para desenvolvimento geotérmico no Canadá.
“Esta colaboração com a DEEP reflete nosso compromisso em ampliar a adoção da energia geotérmica reduzindo o risco do projeto e acelerando o tempo para a primeira energia”, disse Irlan Amir, vice-presidente de Renováveis e Eficiência Energética da SLB. “O design de engenharia inovador do projeto e o modelo de desenvolvimento de ativos integrados reúnem desenvolvedores, provedores de tecnologia e parceiros de infraestrutura para abrir novas fronteiras para a geração de energia geotérmica no Canadá e além.”
O Canadá tem um grande potencial geotérmico, com os recursos geotérmicos de maior temperatura localizados na Colúmbia Britânica, Territórios do Noroeste, Yukon e Alberta.
O país tem mais de 5.000 MW em recursos geotérmicos rasos tradicionais com tecnologia disponível atualmente e mais de 10.000 MW ou mais podem estar disponíveis em recursos geotérmicos profundos. Para explorar grande parte da geotérmica profunda, é necessária uma tecnologia que ainda está em desenvolvimento.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Power Engineering International