Exército Brasileiro realizará o lançamento oficial do SISFRON

 

O Exército Brasileiro realizará, no dia 13 de novembro, a partir das 9 horas, em Dourados (MS), o lançamento oficial do SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO DE FRONTEIRAS (SISFRON), um dos principais Projetos Estratégicos da Força Terrestre.

A concepção geral e o planejamento inicial do Sistema constam do seu Projeto Básico, elaborado em 2010 e 2011, mediante a contratação de empresa nacional, com experiência na integração de projetos complexos e de grande vulto. O sistema enfatiza a presença de Unidades das Forças Armadas na faixa de fronteira e impulsiona a capacitação da indústria nacional para a conquista da autonomia em tecnologias indispensáveis à defesa.

Os meios de sensoriamento do SISFRON serão desdobrados ao longo dos 16.886 quilômetros da faixa de fronteira, monitorando uma área de aproximadamente 27% do território nacional, o que potencializará o emprego das organizações subordinadas aos Comandos Militares da Amazônia, do Oeste e do Sul.

O Projeto-Piloto do Sistema foi implantado na área da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda Cav Mec), sediada em Dourados (MS). Essa Brigada, subordinada ao Comando Militar do Oeste, possui a maioria de suas Unidades desdobradas na faixa de fronteira com o Paraguai, compreendendo uma frente de mais de 600 km no Estado do Mato Grosso do Sul.

Empregando um aparato tecnológico de ponta, a 4ª Brigada fará uma demonstração de como ocorrerá o monitoramento de fronteiras. Tal atividade constará de um Posto de Bloqueio e Controle de Estradas em Ponta Porã (MS), cidade distante a 125 quilômetros de Dourados, localizada junto à fronteira com Pedro Juan Caballero (Paraguai), e o acompanhamento da ação, em tempo real, no Centro de Operações da Brigada.

A cerimônia de lançamento oficial do SISFRON ocorrerá no pátio da 4ª Brigada, seguida de apresentações, exposição de material militar e demonstrações sobre a estrutura prática do Sistema por meio da info via e contará com a presença de autoridades militares e civis, além de convidados.

FONTE: CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO

Sair da versão mobile