IMX 2022: O Maior Exercício Marítimo Não Tripulado Do Mundo

Por Xavier Vavasseur

O IMX 2022 é um evento de treinamento naval bienal de 18 dias liderado pelo Comando Central das Forças Navais dos EUA. Combina com o exercício Cutlass Express (CE) liderado pelas Forças Navais dos EUA Europa-África nas regiões costeiras da África Oriental e no Oceano Índico Ocidental.

O treinamento combinado inclui 9.000 pessoas e até 50 navios de mais de 60 nações parceiras e organizações internacionais que operam no Golfo Arábico, Mar Arábico, Mar Vermelho, Golfo de Omã e na costa leste da África no Oceano Índico.

O IMX 2022 não é apenas o maior exercício naval multinacional do Oriente Médio, mas também o maior exercício marítimo não tripulado do mundo, com mais de 80 sistemas não tripulados de 10 nações participantes. A Força-Tarefa X é a Força-Tarefa não tripulada que lidera os sistemas não tripulados e trabalha entre os outros comandantes da força-tarefa por meio de uma série de 14 planos em série, também conhecidos como cenários de treinamento.

Em uma mesa redonda por telefone da mídia em 2 de fevereiro de 2022, oficiais da Marinha dos EUA responderam às perguntas do Naval News sobre os desafios operacionais de conectar em rede tantos sistemas não tripulados de diferentes nações.

Naval News: Há dez nações parceiras que estão trazendo seus próprios sistemas não tripulados. Isso traz alguns desafios adicionais em termos de compartilhamento e controle de dados durante o IMX 2022?

Comandante Tom McAndrew, vice-comodoro da Força-Tarefa 59: Embora eu não possa falar em nome de nenhum outro país, posso dizer que, devido à natureza deste exercício, não ser confidencial, ele realmente nos ajuda a melhorar o compartilhamento de dados e alguns dos outros desafios adicionais que poderiam existir se estivéssemos operando.

Naval News: Todos esses sistemas não tripulados, americanos ou aliados, são todos controlados a partir de um comando e controle único e centralizado?

Comandante Tom McAndrew: Não posso entrar em detalhes por razões de segurança operacional, mas posso dizer que temos vários MOCs, Centros Operacionais Marítimos. Temos nosso centro de operações robóticas, bem como MOCs em andamento. Portanto, uma das principais coisas que analisamos é tentar garantir que esses sistemas sejam interoperáveis ​​e compartilhem dados em escala à medida que avançamos. Então, em alguns casos, eles são controlados localmente e em outros casos. É muito distribuído.

Mais de 80 sistemas não tripulados estão participando do exercício IMX 2022. Os ativos não tripulados da Marinha dos EUA incluem:

Devil Ray T-38:

Uma embarcação de superfície não tripulada projetada para navegar a velocidades superiores a 80 nós e executar curvas de alta velocidade de até 6Gs. O T-38 Devil Ray pode ser usado como uma plataforma de inteligência, vigilância e reconhecimento para preparar e implantar outros veículos e armas não tripulados.

Triton:

Triton e embarcação submarina Foto Ocean Aero

Um sistema híbrido de superfície e submarino capaz de operar por até três meses na superfície ou oito dias submerso. O sistema e as baterias de carga útil são recarregados por painéis solares instalados na vela. A plataforma é capaz de inserção autônoma, recuperação, recarga e redistribuição de veículos submarinos não tripulados REMUS.

Switchblade 300:

Switchblade 300 Imagem AeroVironment

 

Um veículo aéreo não tripulado de sentido único, disparado por morteiros, pode ser equipado com uma câmera de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) para vídeo em movimento total em tempo real ou equipado com uma carga explosiva para fogos cinéticos.

Mantas T-12:

Martac Mantas USVs. Imagem Martac

Uma embarcação de superfície não tripulada multifuncional capaz de desdobrar a partir de terra, um navio tripulado ou uma embarcação não tripulada maior. Seu design modular permite adaptar rapidamente os pacotes de sensores para atender a requisitos operacionais específicos.

Wave Glider:

Wave Glider USV Foto Liquid Robotics

Um robô marinho movido a ondas que pode fornecer dados acima e abaixo da água.

Saildrone Explorer:

O Saildrone é uma embarcação de superfície não tripulada ISR de alta resistência, solar e hidrelétrica, impulsionada pelo vento e capaz de permanecer na estação por até 12 meses. Seus pacotes de sensores incluem instrumentos meteorológicos, sonar de varredura de fundo, detecção AIS e uma câmera 360-ISR.

GHOST 4:

Ghost 4 VTOL UAS Foto Andril

O GHOST-4 é um UAV vertical de decolagem e pouso projetado para missões ISR. O GHOST 4 está equipado com uma câmera ISR que fornece até 85 minutos de vídeo controlado em tempo real.

Remus 300:

Remus-300 (imagem HII)

O Remus-300 é um UUV portátil para duas pessoas projetado para contramedidas de minas, busca e recuperação, avaliação ambiental rápida, levantamento hidrográfico, energias renováveis, arqueologia marinha, petróleo e gás offshore, guerra antissubmarina e ISR.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Naval News

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