Satélites, a solução espacial da Airbus para o transporte marítimo

O oceano é uma das áreas menos monitoradas do planeta, porém é um elemento-chave no desenvolvimento de uma das principais vias de comércio exterior: a atividade marítima e portuária.

Atualmente, 80% dos produtos comerciais mundiais são transportados por via marítima, o que envolve um extenso trabalho para garantir que a indústria marítima e portuária funcione adequadamente e não seja afetada pelos perigos que comprometem sua eficácia: pirataria, pesca ilegal, tráfico de drogas e garantia da segurança da tripulação em áreas de risco são algumas das ameaças que o setor enfrenta há anos.

Entretanto, com o avanço e o constante surgimento de novas tecnologias, hoje as empresas marítimas contam com mais recursos para garantir o sucesso de suas viagens e que seus produtos e tripulação cheguem a um porto sem nenhum problema. Os sistemas de satélite podem fornecer às empresas informações adicionais e novas oportunidades para otimizar os custos e a eficácia de suas operações marítimas.

Levando em consideração que durante o ano de 2018 os incidentes de pirataria aumentaram 160% na região da América Latina e do Caribe, é fundamental contar com ferramentas que permitam localizar e monitorar embarcações em tempo real. Uma das soluções da Airbus Intelligence para esses desafios é o OceanFinder.

O OceanFinder, acessível por meio de um portal digital exclusivo, aproveita as constelações de satélites Airbus, juntamente com a experiência marítima interna. O serviço combina as imagens adquiridas instantaneamente via satélite com fontes de informações adicionais, incluindo AIS (Sistema de Identificação Automática) e dados de código aberto para fornecer detecção e identificação centrada no target (navios, icebergs, mancha de óleo) ou na área (objetos em uma determinada localização).

Ao mesmo tempo, o OceanFinder conta com vários satélites Airbus que fornecem à ferramenta informações importantes para seus usuários. Por exemplo, o Spot 6/7 coleta imagens diariamente com uma resolução ideal para identificar grandes navios e detectar navios médios e pequenos. Também graças às imagens de alta resolução do Pléiades, os usuários podem detectar pequenas embarcações e identificar grandes embarcações obtendo inclusive informações contextuais das atividades realizadas.

Por outro lado, com o satélite TerraSAR-X, embarcações de todos os tamanhos podem ser detectadas em tempo real independentemente das condições de iluminação e nuvens, uma capacidade de detecção semiautomática que permite a entrega rápida de informações.

O OceanFinder não só apresenta correlação aprimorada de dados de identificação automática (AIS) para identificar a localização precisa de uma embarcação que não responde em tempo quase real, como também permite a detecção e classificação de embarcações totalmente automatizadas.

Ferramentas como esta, que visam acompanhar e garantir o crescimento da atividade marítima global e da região, são peças fundamentais para que os cargueiros tenham tecnologia de primeira linha que simplifique processos, fornecendo informações precisas e imediatas do cenário sobre o clima, o estado dos oceanos e dos navios, ajudando-os a chegar ao destino em tempo hábil.

Sair da versão mobile