Submarino da marinha espanhola de 2 Bilhões de Libras corre o risco de afundar por falha no projeto

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Foi descoberto no novo submarino encomendado pela Marinha espanhola, a um custo de 2,2 bilhões de euros uma falha grave de projeto que o torna muito pesado com o risco de afundar como uma pedra.

Erros de cálculo na fase de engenharia têm sido responsabilizados por um atraso de dois anos na entrega do primeiro dos quatro submarinos encomendados ao Estaleiro Estatal Espanhol Navantia.

No mês passado, verificou-se que o submarino Isaac Peral parte da nova série S-80 e nomeado em honra do espanhol creditado por muitos como o inventor da embarcação subaquática está a pelo menos 75 toneladas acima do peso, um excesso que pode comprometer a sua capacidade de superfície após submersão.

A Navantia admitiu a existência de “desvios relacionados ao equilíbrio do peso” no navio e estimou que levaria até dois anos a mais para corrigir o problema.

A embarcação tem 233 pés e pode ser aumentada para compensar o excesso de peso, uma reformulação que vem com um custo estimado de 7,5 milhões de Euros por metro extra.

Os construtores navais com base em Cartagena, Sul da Espanha, estão agora procurando “especialistas técnicos no exterior” para aconselhar no redesign do que já tinha sido anunciado como o “submarino convencional mais moderno”.

A data original para a entrega estava prevista para Março de 2015, mas agora será adiada por até dois anos.

A marinha espanhola encomendou quatro submarinos, a um custo de 2,2 bilhões de euros, um dos contratos mais caros da história militar da Espanha, mas agora pelo visto esse valor irá aumentar.

Nesse meio tempo, eles também terão que pagar custos de manutenção da atual frota de submarinos em operação que está envelhecendo com o custo estimado de cerca de 15 milhões de euros por ano.

O Ministério da Defesa da Espanha tem visto o seu orçamento ser cortado em cerca de 30 por cento desde o início da crise econômica em 2008, como parte das medidas de austeridade que visam reduzir o déficit público do país.

FONTE: The Telegraph

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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