Cerimônia Militar e Inauguração do Monumento alusivo aos 200 Anos da Esquadra

Monumento alusivo aos 200 anos da Esquadra na BNRJ

Por Luiz Padilha

No último dia 16 de novembro, ocorreu na Base Naval do Rio de Janeiro, a Cerimônia Militar e Inauguração do Monumento alusivo aos 200 Anos da Esquadra.

da esq. para a direita: AE Olsen, AE Garnier, VA Bettega e o AE(RM1) Alfredo Karan, descerram a placa comemorativa aos 200 anos da Esquadra Brasileira

O evento contou com a presença do comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, do ex-ministro de Minas e Energia, AE (RM1) Bento Albuquerque, dos ex-ministros da Marinha, AE (RM1) Alfredo Karan, AE (RM1) Mauro César Rodrigues Pereira e dos ex-comandantes da Marinha, AE (RM1) Roberto de Guimarães Carvalho, AE (RM1) AE Julio Soares de Moura Neto e AE (RM1) Ilques Barbosa Jr.

Em cerimônia comandada pelo Vice-almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa, Comandante em Chefe da Esquadra, foram lançados selos comemorativos alusivos aos 200 anos da esquadra e moedas cunhadas com a nau Pedro I, o primeiro capitânea da esquadra em uma face, e na outra o NAM Atlântico, atual capitânea.

Após a cerimônia, foi celebrado na Praça D’Armas da BNRJ, o lançamento do livro VOGA, onde se tem diferentes relatos do cotidiano de Marinheiros e Oficiais da Marinha. Na ocasião, por ter sido um dos incentivadores da criação do livro, o AE (RM1), Ilques Barbosa Jr., recebeu o primeiro exemplar.

AE (RM1) Ilques Barbosa Jr. recebendo o exemplar do livro VOGA, das mãos do Vice-Almirante (RM1) José Carlos Mathias, diretor do DPHDM

Além do livro VOGA, também foi lançado o livro Esquadra 200 Anos – Livro de Quartos 1822 – 2022, que mostra a evolução da esquadra Brasileira do seu nascimento até os dias atuais.

Comandante da Marinha AE Garnier recebe das mãos do CA (RM1) Guilherme Mattos de Abreu, o exemplar do livro Esquadra 200 Anos
Diferentes gerações do almirantado brasileiro junto ao monumento alusivo aos 200 anos da Esquadra Brasileira
Sair da versão mobile