CCOPAB recebe visita da Comitiva do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas

Brasília, 20/05/2019 – O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) – Centro Sergio Vieira de Mello, do Exército Brasileiro, recebeu, no dia 15 de maio, a visita de uma comitiva do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), do Ministério da Defesa (MD). O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e as capacidades daquele Centro, criado pela portaria nº 952-MD,de 2010, para a preparação de militares e civis brasileiros e de nações amigas a serem enviados em missões de paz.



A comitiva foi chefiada pelo Tenente Brigadeiro do Ar Raul Botelho, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), que estava acompanhado de autoridades do MD: Chefe de Logística, General de Exército Laerte de Souza Santos; Subchefe de Operações de Paz, General de Divisão Rolemberg Ferreira da Cunha; Chefe do Gabinete do CEMCFA, Major Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.

Após as honras de recepção, o Brigadeiro Botelho recebeu a apresentação dos oficiais do Centro. A seguir, o coronel Marco Antônio Estevão Machado, Comandante do CCOPAB, realizou uma apresentação institucional, destacando a contribuição daquela Organização Militar com o Ministério da Defesa para o preparo dos capacetes azuis brasileiros.

Também participaram da visita, Oficiais Generais do Exército: Comandante Militar do Leste; General de Exército Júlio Cesar Arruda; Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão William Georges Felippe Abrahão; 5º Subchefe do Estado Maior do Exército, General de Divisão Jorge Cardoso Martins; Chefe de Missão de Paz, Aviação e IGPM do Comanda de Operações Terrestres (COTER), General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos,; Comandante da Brigada de Infantaria Para-quedista General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro; e Comandante do Grupamento de Unidades-Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Otávio Rodrigues de Miranda Filho.

Na sequência, uma videoconferência foi realizada entre o Brigadeiro Botelho e o coronel Baddy Mitre, Observador Militar brasileiro que se encontra em AWIL, no Sudão do Sul. Após, a comitiva seguiu em visita às instalações: Simulador de Combate (Sistema de Treinamento do Uso da Força Legal), Laboratório de Francês, Memorial Haiti (monumento que homenageia os mortos no terremoto que atingiu aquele país em 2010), e o Campo Delta, onde desenvolveu-se o Curso de Staff Officer, realizado para que todos os oficiais possam desempenhar com efetividade a função de Oficiais de Estado Maior nas missões de paz.

A comitiva ainda conheceu a área do Campo de Instrução do Gericinó (CIG), onde pôde observar o desempenho dos militares e policiais, alunos do Estágio de Preparação para Missão de Paz 2019.

O Brigadeiro Botelho esteve também nas instalações simuladas de um Team Site, base normalmente ocupada por Observadores Militares e Policiais desdobrados em missões de paz da ONU. Caracteriza-se por um exercício final de avaliação, onde os futuros capacetes azuis são submetidos a simulações de cenários que provavelmente encontrarão quando do cumprimento de suas missões no terreno.

No encerramento da visita o CEMCFA assinou o livro de honra do CCOPAB.

FONTE e FOTOS: MD



Sair da versão mobile