Força Aérea Alemã aterrou caças F-16 dos EUA em Spangdahlem após acidente

F-16 dos EUA na Alemanha © AP Photo / Go Bum-jun




KAISERSLAUTERN, Alemanha – A Força Aérea aterrou a frota de F-16 americanos na Base Aérea de Spangdahlem e cancelou um exercício depois que um dos jatos da 52ª Ala de Caças de Combate caiu durante um vôo de treinamento.

Autoridades da base estavam mantendo conversações para determinar quando as operações de vôo dos F-16 seriam retomadas, disse quarta-feira o capitão da Força Aérea Erin Recanzone, porta-voz da ala. “Normalmente, é apenas uma decisão que é tomada quando determinamos que não é um problema sistêmico, que é um incidente isolado.”

F-16 na Alemanha Foto Rob Schleiffert

Um caça F-16 de Spangdahlem caiu na tarde de terça-feira em uma área isolada e arborizada perto da cidade alemã de Zemmer-Rodt, a alguns quilômetros ao sul da base e ao norte da cidade de Trier, disseram autoridades. O piloto ejetou com segurança e foi transportado para o centro médico na base, onde foi tratado por ferimentos leves. Ele já foi libertado, disse Recanzone.

O acidente ocorreu no segundo dia de um exercício para testar a capacidade da Ala de operar em um ambiente de guerra. O restante do exercício, que deveria durar até quinta-feira, foi cancelado, disseram autoridades. Ninguém em terra foi ferido no acidente e nenhuma propriedade foi danificada, disse Recanzone. Mas se o acidente tivesse ocorrido apenas alguns segundos antes, teria atingido Zemmer-Rodt “e o dano teria sido enorme”, disse o prefeito da cidade, Edgar Schmidt, por telefone à Stars and Stripes.

Embora os moradores raramente se queixem dos caças que voam rotineiramente sobre a cidade de 3.000 habitantes, Schmidt disse que planeja se encontrar com o comandante em Spangdahlem para pedir que cessem os vôos de treinamento sobre Zemmer-Rodt. “É claro que todos aqui estão aliviados e felizes pelo o avião ter caído na floresta”, disse ele. “Mas ninguém realmente esperava que um avião caísse aqui”.

F-16 cai na Alemanha – Foto Reuters

O chefe local dos bombeiros, Juergen Cordie, disse que o F-16 “literalmente arrancou as copas das árvores”, informou a emissora de TV alemã SWR. As florestas estatais e privadas parecem ter sido danificadas, disse Schmidt. Especialistas avaliaram o local do acidente na quarta-feira e verificaram se houve vazamento de combustível, disse ele. Partes do avião estavam sendo recuperadas do local do acidente, disse Recanzone. “Os alemães foram os primeiros a responder à cena”, disse ela. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com eles para garantir que o cenário seja seguro.”

A aeronave foi atribuída ao 480º Esquadrão de Caças da base, o único esquadrão de caças da Força Aérea dos EUA permanentemente sediado na Alemanha. O acidente de terça-feira foi o quinto desde 2002, envolvendo aviões fora de Spangdahlem. A Força Aérea lançou uma investigação para determinar a causa do acidente, disse Recanzone.

FONTE: Star and Stripes

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile