República Tcheca assina MoU para compra de 24 caças F-35 Lightning II

Caças F-35 Lighting II do 6º Weapons Squadron, Nellis Air Force Base, sobrevoam área de testes em Nevada. Foto Daryn Murphy

Por Lee Ferran

WASHINGTON – A República Tcheca assinou hoje um Memorando de Entendimento com os EUA para a compra de 24 caças F-35 de quinta geração, no que o governo tcheco chamou de “o projeto mais importante na história das Forças Armadas Tchecas”.

“Este acordo entre governos traz o nosso país e as suas forças armadas para uma era totalmente nova, na qual não só os nossos militares, mas também o equipamento moderno nos classificam na primeira liga dos Aliados Europeus da OTAN. Na verdade, as aeronaves de quinta geração são a espinha dorsal dos caças da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Além disso, a sua aquisição aumentará significativamente a prontidão de combate das Forças Armadas Checas”, disse a ministra da Defesa, Jana Cernochova, numa cerimônia de assinatura, de acordo com o Ministério da Defesa e das Forças Armadas Checa.

Meses atrás, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda potencial de 24 aeronaves e uma série de equipamentos associados, avaliadas na época em US$ 5,6 bilhões. O memorando de entendimento e uma carta oficial de aceitação foram assinados hoje em Praga, após semanas de discussão sobre o protocolo que aparentemente levou em consideração a internação secreta do secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, no hospital, disse o comunicado tcheco.

“Estamos satisfeitos que o governo da República Tcheca agora seja oficialmente parte do programa registrado do F-35 Lightning II”, disse o Tenente-General da Força Aérea dos EUA Mike Schmidt , oficial executivo do Escritório do Programa Conjunto do F-35, em um comunicado.

Declaração da Lockheed Martin . “Esta parceria com o Ministério da Defesa Checo irá fornecer e sustentar as aeronaves F-35 durante décadas, ao mesmo tempo que proporcionará à Força Aérea Checa uma interoperabilidade incomparável e garantirá que esta tenha a capacidade de combater ameaças atuais e futuras.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Breaking Defense

Sair da versão mobile