EURONAVAL – DCNS apresenta variante da FREMM e o novo design do ‘BRAVE’

Na Euronaval realizada em Paris- Centro de Exposições de Le Bourget , a DCNS  revelou vários modelos novos de submarinos e navios de superfície. Entre eles estão a nova fragata FREMM-ER (Extended Range) dedicada a missões de defesa aérea e um design atualizado para o navio de reabastecimento BRAVE que foi revelado pela primeira vez há dois anos na Euronaval de 2010.

A fragata FREMM-ER foi projetada com foco na Defesa Aérea e “possivelmente”, na Defesa de Mísseis Balísticos. O casco é uma plataforma  quase idêntica à do navio da Marinha francesa, a classe FREMM DCNS. No entanto, os dois mastros (Hércules- radar e guerra eletrônica) encontrados na FREMM atual (como na fragata ‘Aquitaine’) é substituído por um novo radar da Thales chamado, SF 500 (ou Sea Fire 500).

O novo radar da Thales parece ser semelhante ao conceito AEGIS da Lockheed Martin – AN/SPY-1D, com  radar de função múltipla phased array, com quatro matrizes fixas visíveis em todos os quatro lados do mastro principal.

Na verdade, a fragata FREMM-ER tem as mesmas capacidades multi-missões da fragata FREMM, porém, com a capacidade de:

-Aumento da capacidade ASW com um VDS (sonar de profundidade variável)

-Aumento na capacidade de ataque a terra com o MDCN (Scalp Naval pela MBDA)

– Centro de Informações de Combate da FREMM-ER(CIC),  compartilha as mesmas características que dos CIC encontrados na fragata FREMM:

– Grandes estações de trabalho

– Consoles Polivalentes de configuração modular

O SETIS CMS (Combat Management System), desenvolvido pela DCNS para o CIC, pode receber inovações que no futuro podem se tornar realidade.

Na FREMM-ER, a tripulação por exemplo, será capaz de usar a realidade aumentada na luta contra ameaças assimétricas.

 

O BRAVE (Bâtiment RAVitailleur d’Escadre)

A DCNS mostrou um design atualizado para a classe ‘BRAVE’. Foi feito um trabalho de re-design focado na proa e na popa do navio. O arco agora é invertido para melhor performance em mares mais pesados e agora há apenas um ponto de helicóptero, enquanto no projeto anterior, havia espaço para dois helicópteros. O ponto único ainda é capaz de acomodar helicópteros pesados até 35 t. Há ainda espaço para dois helicópteros do hangar. Desenvolvido em associação com a STX-França (com base nos mesmos princípios que fizeram do BPC classe ‘Mistral’ um sucesso), o projeto deve atender à Marinha francesa que precisa substituir a classe ‘Durance’.

O ‘BRAVE’ também está disponível para os clientes internacionais.

As missões previstas para o ‘BRAVE’ incluem:
»reabastecer e dar suporte a todos os tipos de navios no mar (porta-aviões, navios de superfície grandes e pequenos, submarinos);
»apoiar as operações de projeção de força;
»de comando e controle das operações marítimas;
»Operações humanitárias  e o sistema de defesa do navio é modular, podendo ser adaptado as necessidades do cliente.

FONTE: NavyRecognition

NOTA DO EDITOR: O ‘BRAVE’ faz parte do pacote oferecido pela DCNS ao PROSUPER

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile