Airbus avança nos testes de reabastecimento em voo do A400M

Por Craig Hoyle

A Airbus Defence & Space testou a capacidade do A400M para reabastecer simultaneamente duas  aeronaves de combate em voo, uma vez que promove as capacidades do avião como reabastecedor tático.

“Foram realizados quatro voos, com o A400M efetuando 74 contatos e passado 27.2t de combustível” para dois Boeing F/A-18A da Força Aérea Espanhola, informou a Airbus. A atividade foi realizada em altitudes entre 20 mil e 33 mil pés, e em velocidades que variaram de 180kt (333 kmh) a 300kt, acrescenta.

Descrevendo o A400M como “o reabastecedor tático mais capaz no mercado”, a empresa diz que o “Atlas” terá a capacidade de transferir 34t de combustível, demorando 2 horas e operando à 500nm (930 km) de distância de sua base operacional. Sua capacidade máxima de combustível normal é 50.8t, mas esta pode ser aumentada com a instalação de tanques adicionais dentro de seu compartimento de carga.

A Airbus está oferecendo a capacidade de reabastecimento A400M, além de sua aplicação o transporte aéreo de linha de base, enfrenta a concorrência no mercado petroleiro tático partir da Lockheed Martin KC-130J. O modelo norte-americano está operacional com os EUA Corpo de Fuzileiros Navais e as forças aéreas da Itália e Kuwait, e também foi ordenada pela Arábia Saudita. Concurso para ambos os tipos também virá de KC-390 da Embraer, que fez seu vôo no dia 3 de fevereiro.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE:Flightglobal

 

 

Sair da versão mobile