Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro entrega a 3ª Embarcação de Desembarque de Viaturas e Material

EDCG “Tambaú” já entregue para a Marinha do Brasil tem configuração semelhante à próxima EDCG.

Após o lançamento do casco 129, em janeiro de 2013, o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) realizou, dia 28 de maio, a entrega da Embarcação de Desembarque de Viaturas e Materiais (EDVM) “Cataguazes” ao Setor Operativo, em cerimônia presidida Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos.

As EDVM, utilizadas pelas Forças Anfíbias, são transportadas em navios doca e empregadas na transferência de tropas e equipamentos entre navio e terra. Elas são utilizadas, também, em operações com mergulhadores de combate, recolhimento de náufragos, reparo de outras embarcações e no apoio a navios em operações de salvamento.

O Projeto Básico destas embarcações, elaborado pelo Centro de Projetos de Navios, foi desenvolvido integralmente no Sistema FORAN, utilizado para a elaboração de projetos de construção naval e que proporciona uma solução integrada entre as áreas de projeto e o estaleiro construtor.

Na Ordem do Dia No1/2013, o Diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Contra-Almirante (EN) Mario Ferreira Botelho, ressaltou que a entrega da EDVM “Cataguazes” constitui mais um importante passo para a consolidação do Processo de retomada da Construção Naval Militar no AMRJ, o qual terá continuidade com a construção das Embarcações de Desembarque de Carga Geral (EDCG) e, futuramente, dos Navios-Patrulha de 200T.

Das cinco EDVM em construção, o AMRJ entregou, em março e dezembro de 2012, a “Caieiras” e a “Cagarras” respectivamente. A entrega das demais embarcações, “Comandatuba” e “Cotunduba”, está prevista também para 2013.

FONTE: Nomar Online

Sair da versão mobile