BAE Systems Bofors vai fornecer o Archer para o Exército Britânico

Os primeiros 14 sistemas de artilharia Archer serão recebidos pelo Exército Britânico este mês e estarão totalmente operacionais em abril, formando um substituto provisório para os 32 sistemas de artilharia AS90 que o Reino Unido doou às Forças Armadas da Ucrânia.

Projetado e construído pela BAE Systems Bofors na Suécia, o Archer possui o dobro do alcance máximo do AS90, maior mobilidade operacional, maior disponibilidade e tempo de ação reduzido. Operado por 3 ou 4 tripulantes, tem menos requisitos de pessoal do que os cinco do AS90 e se beneficia de uma velocidade máxima de 70 km/h em comparação com os atuais 53 km/h.

O Archer 6×6 possui um obus de 155 mm totalmente automatizado e autopropulsado, projetado para implantação rápida, com um alcance de tiro de 50 km usando munição de alcance estendido, o dobro do alcance de 25 km do AS90.

O carregamento e o disparo do Archer são feitos de dentro da cabine blindada, com a unidade capaz de ser colocada em ação em apenas 20 segundos e está pronta para se mover após o disparo no mesmo período de tempo.

O Archer pode disparar vários tipos de munição de artilharia de 155 mm, incluindo projéteis antiblindados de precisão e alcance estendido. Ele também pode disparar oito tiros por minuto e quatro tiros em um modo de impacto simultâneo, o que significa que vários projéteis são disparados sucessivamente com diferentes trajetórias para atingir o mesmo alvo ao mesmo tempo.

A compra dos Archers da Suécia permite que o Reino Unido substitua rapidamente o AS90 até que a Mobile Fires Platform seja entregue no final desta década como parte do programa de modernização do Future Soldier. A Archer contribuirá para a capacidade de Apoio Próximo como parte de nosso compromisso com a OTAN.

Archer dispara mais vezes e mais rápido do que qualquer sistema de artilharia anteriormente em serviço com o Exército Britânico é uma mudança radical na capacidade e preenche uma lacuna deixada pelo apoio do Reino Unido à Ucrânia.

A venda de governo para governo está sendo negociada pela Defense Equipment & Support, o braço de compras do MOD do Reino Unido, e o contrato final será assinado com a contraparte sueca, a FMV, em breve.

Sair da versão mobile