Corveta ‘Tamandaré’: consórcio Damen-Saab usará sistema Triple Trainable Launcher da SEA

O programa de Corvetas Classe Tamandaré (CCT), para fornecer quatro navios para a Marinha do Brasil, em breve anunciará a  short-list com três consórcios selecionados. Uma das características da oferta do consórcio Damen Saab, é que a Corveta Tamandaré esteja equipada com o  Sistema de Lançamento de Torpedos Treináveis ​​(TLS) da SEA.



O comprovado sistema Triple Trainable Launcher (TLS) da SEA oferece flexibilidade incomparável e tem a capacidade de lançar uma variedade de tipos de armas com configuração mínima. O TLS está atualmente em serviço no Reino Unido e também foi selecionado e instalado em vários programas de navios em todo o Sudeste Asiático. A SEA já forneceu transdutores de sonar de proa para a Marinha do Brasil para a fragata Classe Greenhalgh e se comprometeu a maximizar o uso de componentes fabricados localmente para o TLS através da criação de uma cadeia de suprimentos brasileira.

Para conseguir isso, a SEA considerará ter uma presença permanente no país, potencialmente refletindo seu compromisso na Malásia, onde tem um escritório em apoio a uma nova classe de Navios de Combate Litorâneos. Também está comprometida com a construção local e a transferência de tecnologia onde for prático. Steve Hill, Diretor Administrativo da SEA disse: Foi um prazer para a SEA aderir ao consórcio Damen Saab para as Corvetas Classe Tamandaré, composta por organizações com um histórico comprovado na indústria naval, e nós aguardamos ansiosamente o próximo desmembramento.”

Ele acrescentou: “Muito parecido com a plataforma Damen e o sistema de combate Saab, nosso TLS é comprovado e opera com a Marinha Real do Reino Unido e várias outras marinhas ao redor do mundo. Além de oferecer excelência técnica, nossa proposta maximizará o impacto positivo para o Brasil e a Marinha do Brasil.”

A proposta da Damen Saab é baseada na plataforma Sigma 10514 da Damen e foi adaptada para atender às demandas da Marinha do Brasil. Ele também utilizará o sistema de gerenciamento de combate 9LV da Saab, que é usado por marinhas de vários países e é conhecido por sua flexibilidade e fácil integração de módulos de terceiros.

FONTE: Damen-Saab


Sair da versão mobile