CSS ‘BONN'(1413) – Marinha Alemã batiza seu novo navio

A Marinha alemã batizou o 3º navio da classe Berlin. O navio de apoio ao combate (CSS),Tipo 702, foi formalmente batizado de CSS BONN(1413) em Emder Werft und Dockbetriebe.

Dirigido peloescritório federal de defesa da tecnologia e aquisição (BWB), o CSS está sendo construído por um consórcio de quatro estaleiros em Fr. Lürssen Werft, Flensburger Schiffbau Gesellschaft,ThyssenKrupp Marine Systemse Peene-Werft. As características funcionais foram melhoradas, em comparação com os navios CSS BERLIM (1411) e CSS FRANKFURT AM MAIN (1412) e foi projetado para suportar restrições operacionais, principalmente na segurança e protecção ambiental.

Como uma unidade de apoio central e flexível, o terceiro navio ajudará a atender as necessidades operacionais da Marinha alemã  em todo mundo e também fornece proteção para os soldados. O design do CSS BONN reduziu custos de operação e manutenção, criando uma margem de manobra financeira para a Marinha alemã no futuro. Peene-Werft construiu o casco do CSS BONN em Wolgast, enquanto Flensburger Schiffbau Gesellschaft projetaram sua casota em Flensburg. Emder Werft und Dockbetriebe, subsidiária da ThyssenKrupp Marine Systems, equipou o CSS BONN desde maio de 2011 e do navio está previsto para o comissionamento até o final de setembro de 2012.

A Marinha alemã opera atualmente dois navios da classe Berlin, o CSS BERLIM (1411) e CSS FRANKFURT AM MAIN (1412), que foram encomendados em 2001 e 2002, respectivamente.

Alimentado por dois motores a diesel, os navios possuem capacidade de reabastecimento em voo de aeronaves (HIFR) e reabastecimento no mar (RAS), sistemas em conformidade com os regulamentos da Otan. Com 173.70m de comprimento a classe Berlim   pode transportar dois helicópteros e estão equipados com dois guindastes com capacidade de 24T e uma série de 14  armas de pequeno e médio calibre para auto-defesa. Capaz de transportar uma tripulação de 237 homens, o segundo lote da classe Berlim têm uma capacidade de deslocamento de 20.000 ton e velocidade de cruzeiro de 20k com 45 dias de período de resistência.

FONTE: Naval Technology

Sair da versão mobile