DAMEN constrói na África do Sul segundo rebocador para a Marinha Sul-Africana

O estaleiro Damen Shipyards Cape Town (DSCT), está construindo atualmente um rebocador modelo ATD 2909 chamado ‘Inyathi’ – ‘Buffalo’ em Inglês – para dar entrada na Marinha Sul-Africana- South African Navy (SAN) em janeiro de 2016.

Este é o segundo rebocador que a SAN encomendou à DSCT. O primeiro chamado ‘Imvubu’ – que significa ‘Hippo’ em inglês – foi entregue neste mês de julho de 2015.

Estes rebocadores irão substituir dois rebocadores portuários/costeiros existentes,  ‘De Neys’ e ‘De Mist’, construídos em 1969 e 1978, respectivamente. Eles permanecerão em serviço até a entrega do segundo ATD 2909. Os novos rebocadores estão equipados para ajudar com segurança a frota atual e futura da SAN sob qualquer tempo em condições de mar pesado, visibilidade restrita, dia e noite e dentro dos limites do portos da África do Sul e em águas costeiras.

“Estávamos procurando um projeto comprovado e um produto off-the-shelf comercial. A oferta da Damen Shipyards Cape Town teve os pontos mais altos combinados com o preço. Após a concorrência bem sucedida Armscor, o DSCT foi selecionado como a equipe do projeto de construção. O responsável do Projeto, comandante Hermann van Geems, que irá gerir a aquisição, descreve a relação de trabalho com Damen e da assistência que recebeu como excelente”.

Registrados como SAMSA Classe VIII, esses navios estão sendo construídos na África do Sul por uma força de trabalho Sul-Africana de acordo com as normas governamentais de criar e manter oportunidades de emprego locais. Os navios serão implantados para operações de reboque, amarração e de combate a incêndios. Estes robustos navios, estão equipados com fundações rígidas, espessura da chapa adicional e suportes extras. Eles foram ainda equipados com equipamentos da SAN para garantir a duplicação de equipamentos e economia de manutenção.

Compactos e poderosos, esses rebocadores ATD tem uma força de tração de 43 toneladas, um comprimento de 29 metros, uma boca de 9,98 metros, uma velocidade máxima de 13,2 nós e um sistema de propulsão com dois motores Caterpillar 3512C HD com uma potência total de 3.000 bkW a 1.600 rpm. Eles também estão equipados com propulsores azimutais Rolls Royce 205.

O estaleiro DSCT, anteriormente conhecido como Farocean Marine, entregou dois rebocadores Damen Stan para a SAN em 2006. Estas embarcações estão atualmente em serviço com o Naval Harbour Master nas operações portuárias em Simon’s Town.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile