Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
Defesa Aérea & Naval
Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados

Home Indústria de Defesa

DCNS vai fazer a manutenção total do NDM ‘Bahia’ (G 40) em Toulon

Luiz Padilha por Luiz Padilha
18/12/2015 - 10:51
em Indústria de Defesa
74
0
compartilhamentos
99
acessos
CompartilharCompartilharCompartilhar
Chinese (Traditional)DutchEnglishFrenchGermanItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Siroco (L 9012)_01

Muitos tinham a curiosidade em saber, quem e onde seriam executados os serviços de manutenção e atualização do NDM Bahia (G 40). Bom, as dúvidas se dissiparam com o anúncio abaixo. Esperamos que alegações do tipo “Vai ficar parado no AMRJ mofando”, sejam dirimidas com essas informações.  Que o Bahia venha para “empurrar” muita água na Marinha do Brasil!

DIRETORIA DE ENGENHARIA NAVAL

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO TJDL N.º 4/2015; Objeto: Contratação de serviços de manutenção e engenharia no Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, com todos os sobressalentes necessários à realização de serviços, locação ou emprego de ferramentas especiais, instrumentos e equipamentos de teste, serviços de apoio às atividades principais, movimentação, armazenagem e transporte de carga, facilidades administrativas e portuárias, planejamento e controle da execução, junto à DCNS.

Valor: C=7.500.000,00 (sete milhões e quinhentos mil euros), equivalentes a R$ 31.995.000,00 (trinta e um milhões, novecentos e noventa e cinco mil reais).

Enquadramento Legal: Inciso XXIX do art. 24 da Lei nº 8.666/93. Processo nº 63007. 003494/2015-29. Autorizado por DAS-102-2 HERALDO MESSEDER DE SOUZA, Ordenador de Despesa;
Ratificação: V Alte (EN) FRANCISCO ROBERTO PORTELLA DEIANA em 16/12/2015, nos termos do art. 26 da Lei nº 8.666/1993.

Tags: DCNSDCNS ManutençãomanutençãoNDM Bahia (G 40)TCD Siroco (L 9012)
Notícia Anterior

Índia irá comprar 5 baterias de S-400 por até 6 bilhões de dólares

Próxima Notícia

Navio Escola Sagres, a ‘Casa de Portugal’ nos Jogos Olímpicos do Rio 2016

Luiz Padilha

Luiz Padilha

Notícias Relacionadas 

Naval

A Aspirantex 2021 está repleta de boas histórias

30/01/2021 - 17:06
Embarque de viaturas “Piranha” no NDM “Bahia”
Defesa Aérea & Naval

Embarques movimentam meios da Esquadra a um dia do início da “Aspirantex/2021”

14/01/2021 - 16:16
Ministério da Defesa

Operação Amapá: MD e Forças Armadas apoiam com navios, aeronaves e tropas

07/11/2020 - 14:47
Carregar mais
Próxima Notícia
Navio Escola Sagres

Navio Escola Sagres, a ‘Casa de Portugal’ nos Jogos Olímpicos do Rio 2016

Comentários 74

  1. fabio.alex says:
    5 anos atrás

    parabéns a MB 🙂

    Responder
  2. fabio.alex says:
    1 ano atrás

    parabéns a MB 🙂

    Responder
  3. Antonio says:
    5 anos atrás

    Obrigado

    Responder
  4. Antonio says:
    5 anos atrás

    Padilha

    Você afirmou que a Marinha quer um navio maior, por acaso seria algo como a classe San Antonio americana, uma vez que a Whidbbey Island possui quase a mesma capacidade em termos de transporte de tropas do que o novo Bahia?

    Abraços e mais uma vez parabéns pelo site.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      5 anos atrás

      Não. O que a MB queria era um da classe Harpers Ferry. Operamos na Unitas Gold com USS Oak Hill (LPD 51) que inclusive veio ao Rio de Janeiro. Excelente navio e como tal, a US Navy não quer largar dele. O que para nós é uma pena pois ele é muito bom. O classe San Antonio é para a MB neste momento “over”, ou seja, super dimensionado.

      Responder
  5. Antonio says:
    1 ano atrás

    Obrigado

    Responder
  6. Antonio says:
    1 ano atrás

    Padilha

    Você afirmou que a Marinha quer um navio maior, por acaso seria algo como a classe San Antonio americana, uma vez que a Whidbbey Island possui quase a mesma capacidade em termos de transporte de tropas do que o novo Bahia?

    Abraços e mais uma vez parabéns pelo site.

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      1 ano atrás

      Não. O que a MB queria era um da classe Harpers Ferry. Operamos na Unitas Gold com USS Oak Hill (LPD 51) que inclusive veio ao Rio de Janeiro. Excelente navio e como tal, a US Navy não quer largar dele. O que para nós é uma pena pois ele é muito bom. O classe San Antonio é para a MB neste momento “over”, ou seja, super dimensionado.

      Responder
  7. HMS_TIRELESS says:
    5 anos atrás

    Bom dia Padilha! Não seria interessante à MB comprar da DCNS os projeto do Sirocco para construir mais duas unidade aqui no Brasil, em estaleiros privados, inclusive como forma de mitigar os efeitos da redução de trabalho nos mesmos em virtude da demanda menor da Petrobrás? E olhando mais adiante, em 2018, o HMS Ocean não poderia ser uma excelente compra de oportunidade?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      5 anos atrás

      Veja, o que a MB quer é um navio maior do que o Siroco.

      Compra de oportunidade realizada e pronto.

      Construir aqui? Vamos por os pés no chão. Conseguiram destruir a Indústria Naval outra vez e não acredito que voltemos a construir navios de guerra nesse país tão cedo, logo, se é para ter terá que vir lá de fora.

      A qualidade da construção dos Navios patrulha do EISA da vontade de chorar.

      Portanto ou queremos a MB com algo de qualidade ou teremos a MB com navios meia boca. Vcs decidem!?

      Quanto ao Ocean a MB conhece o navio e ele não interessa pq não tem doca, o que faz as operações de FN serem fora do padrão da MB.

      Espero ter ajudado.

      Responder
      • Jr says:
        5 anos atrás

        A MB se meteu em uma enrascada quando decidiu contratar a construção dos cinco Macaé com o estaleiro do Efromovich, só quem conhece a peça sabe do que estou falando.Agora a pergunta que não quer calar, porque raios a MB resolveu tirar a construção dos Macaé do Inace e deu para o estaleiro desse cara? O Inace não tinha feito um trabalho razoavelmente bom nos Macaé já construidos?

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          5 anos atrás

          A MB quis melhorar o projeto e na licitação o preço do Eisa foi o vencedor. Existe Lei e a MB cumpre. Ela não podia colocar no colo do INACE ela tinha que seguir o rito normal e se deu mal, pois mais uma vez a tão propalada indústria nacional só faz besteiras.

          Responder
  8. HMS_TIRELESS says:
    1 ano atrás

    Bom dia Padilha! Não seria interessante à MB comprar da DCNS os projeto do Sirocco para construir mais duas unidade aqui no Brasil, em estaleiros privados, inclusive como forma de mitigar os efeitos da redução de trabalho nos mesmos em virtude da demanda menor da Petrobrás? E olhando mais adiante, em 2018, o HMS Ocean não poderia ser uma excelente compra de oportunidade?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      1 ano atrás

      Veja, o que a MB quer é um navio maior do que o Siroco.

      Compra de oportunidade realizada e pronto.

      Construir aqui? Vamos por os pés no chão. Conseguiram destruir a Indústria Naval outra vez e não acredito que voltemos a construir navios de guerra nesse país tão cedo, logo, se é para ter terá que vir lá de fora.

      A qualidade da construção dos Navios patrulha do EISA da vontade de chorar.

      Portanto ou queremos a MB com algo de qualidade ou teremos a MB com navios meia boca. Vcs decidem!?

      Quanto ao Ocean a MB conhece o navio e ele não interessa pq não tem doca, o que faz as operações de FN serem fora do padrão da MB.

      Espero ter ajudado.

      Responder
      • Jr says:
        1 ano atrás

        A MB se meteu em uma enrascada quando decidiu contratar a construção dos cinco Macaé com o estaleiro do Efromovich, só quem conhece a peça sabe do que estou falando.Agora a pergunta que não quer calar, porque raios a MB resolveu tirar a construção dos Macaé do Inace e deu para o estaleiro desse cara? O Inace não tinha feito um trabalho razoavelmente bom nos Macaé já construidos?

        Responder
        • Luiz Padilha says:
          1 ano atrás

          A MB quis melhorar o projeto e na licitação o preço do Eisa foi o vencedor. Existe Lei e a MB cumpre. Ela não podia colocar no colo do INACE ela tinha que seguir o rito normal e se deu mal, pois mais uma vez a tão propalada indústria nacional só faz besteiras.

          Responder
  9. Toni Cavalcante says:
    5 anos atrás

    Essa reforma inclui um nova pintura?

    Responder
    • Marcelo says:
      5 anos atrás

      A atual está ruim?

      Responder
  10. Celso says:
    5 anos atrás

    Eh uma baita grana para uma manutencao……mas torco mesmo paa q seja bem feita e irrepriensivel. Aguardemos para ver o resultado. Mas esta info do A12 …chiiiiiiii…tem muita lenha pra queimar ainda…………essa de valer a pena eh comparativamente a um novo tem centenas de divergencias e nao vai ter grana mesmo caro Padilha, este assunto ja eh favas contadas, nao acho q havera nem milagre para os proximos 4, 5 anos……..vao ter q raspar o fundo do tacho pra manter o pouco q tem……adeus novas fragatas e corvetas….e rezem muito pros NaPa de 500 T ainda no estaleiro serem entregues no decorrer de 2016…..ahhhh quem sabe mais uns 2 A 4 retrofit………contra fatos , nao ha argumentos , promessas ou milagres. Repito isso c um sentimento amargo no ceu da boca, sempre desejei um melhor desfecho a MB, mas preferiram acreditar no tal livro branco decantado e noticiado como a salvacao das FAs q todos daqui ja esqueceram………..a historia se repete. Sds

    Responder
    • Popeye says:
      5 anos atrás

      Adeus pessimistas.,….chorem que é grátis.

      Responder
      • Celso says:
        5 anos atrás

        Idem aos tolos tbm………e continue a babar ovos viuuuuu.,…..este ministrinho q vc nem conhece nao vai poder fazer nada alem de enterrar mais ainda o pais. Procure c atencao o historico dele….a alguns anos atras ele publicou um trabalho de 12 itens (teorias) para a conducao da economia no Brasil.(FGV)., e saiba q era totalmente contra a pratica de gastos via endividamento continuo……depois disso e ja ministro planejamento, mudou esta tendencia e se tornou basicamente um eminente apoiador das ideias absurdas da corrente lullista, ou seja, gastar mais e mais e empurrar a divida via endividamento para sustentar crescimento………sera q esta esbornia vai continuar………..de sua opiniao gde mestre do otimismo………

        Responder
        • HMS_TIRELESS says:
          5 anos atrás

          Sem mais amigo Celso! Perfeito!

          Responder
        • Leonardo Rodrigues says:
          5 anos atrás

          Veremos!

          Responder
  11. Eduardo Pereira says:
    5 anos atrás

    Padilha,sei que não é o tópico mas, espero ainda ver o A-12 a plena carga e modernizadão,tinindo ,levando nossa bandeira pelo mar/oceano afora e creio que conforme suas palavras acima, está mais perto de acontecer (após uma melhora econômica) do que nunca.
    Stectre, por isso se diz que o crime é organizado,os caras constroem até submarino com sonar e tudo pra propagar o seu negócio. Isso mostra o quanto é importante se investir na defesa,na segurança nas fronteiras e tal, se não fosse as denuncias anônimas só Deus sabe onde iria parar este sub..

    Responder
    • Popeye says:
      5 anos atrás

      Agora com o Min. Nelson Barbosa comandando a economia do Brasil tenha-se mais chance de acontecer a reforma do A-12 e outras cocitas mas, aguardemos.

      Responder
      • HMS_TIRELESS says:
        5 anos atrás

        O problema é que, como dizia o grande Milton Friedman, “Não existe almoço grátis”. É fato que a crise atual, que alguns erroneamente ou de má-fé atribuem aos efeitos da operação lavajato, está sendo muito mais causada pela política de afrouxamento fiscal deliberado em detrimento da responsabilidade na administração das finanças públicas. Assim, existe o fundado risco de deterioração da situaçã do país tendo em vista as diretrizes tanto do novo ministro da fazenda como da presidente da república

        Responder
  12. Toni Cavalcante says:
    1 ano atrás

    Essa reforma inclui um nova pintura?

    Responder
    • Marcelo says:
      1 ano atrás

      A atual está ruim?

      Responder
  13. flademir says:
    5 anos atrás

    A marinha deveria ter comprado tambem o projeto do navio,para futuramente desenvolver um navio melhor para suas necissedades

    Responder
  14. Sequim says:
    5 anos atrás

    Grato pela resposta, Padilha.

    Responder
  15. _RR_ says:
    5 anos atrás

    Bacanissima notícia!

    Parabéns ao DAN!

    Responder
    • Marcos Rommel de Castro says:
      5 anos atrás

      Boa essa Spectre

      Responder
  16. SPECTRE says:
    5 anos atrás

    OFF TOPIC ,,,não é que DIA 16/12/2015,, prederam um SUBMARINO DO CRIME na cidade de VIGIA estado do PARÁ (BRASIL) ,,,,O CURIOSO É QUE ESTAVA EM CONSTRUÇÃO ,,,É A TRANSFERÊNCIA DA **TECNULOUGIA** E CRIATIVIDADE DO BRAHMA,,,,KKKK

    Responder
  17. Alyson Figueirêdo says:
    5 anos atrás

    Agora, teremos a certeza que o navio será operacional, e de maneira alguma irá repetir-se a novela do A-12.

    Responder
  18. Gilberto Rezende - Rio Grande/RS says:
    5 anos atrás

    Sete milhões e quinhentos mil Euros de investimento é um SENHOR orçamento de manutenção e atualização !!!!
    Com certeza o navio vai chegar tinindo na Esquadra !
    Como disse outra vez espero que este tipo de procedimento preparatório ao recebimento de unidades adquiridas por oportunidade seja comum ou padrão. Representa um avança ao costume anterior de adquirir unidades no estado em que está (AS IS) e tentar remendá-la por esforço das tripulações e recursos limitados em detrimento da atividade operacional.

    Bravo Zulu !!!

    Responder
  19. Eduardo Pereira says:
    5 anos atrás

    O valor da manutenção ficou bacana hein, bem baixo mesmo, que bom, parabéns a MB pelo empenho e seriedade. Ano que vem teremos melhores ventos com a benção de Deus!

    Sds.

    Responder
  20. Sequim says:
    5 anos atrás

    Padilha, isso não tem totalmente a ver com a notícia em questão, mas ainda assim cabe a pergunta, pois também se trata da frota: você acha viável, do ponto de vista econômico e estratégico a reforma/modernização do A-12 Nae São Paulo?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      5 anos atrás

      Afirmativo. O navio está em condições de ser modernizado e o preço a ser paga, ficará anos luz do valor para se construir um novo. Os estudos para acabar de vez com os problemas do navio e coloca-lo 100% operacional, com uma sobrevida de 20 anos já está feita. O que está faltando é grana que pelo momento vivido pelo país, não sairá tão cedo nem pro NAe nem pro Prosuper, nem pra Tamandaré, em suma, vamos torcer para nossa economia melhorar para que surja uma luz no fim do túnel. Espero ter lhe ajudado.

      Responder
      • Marcos Henrique says:
        5 anos atrás

        Padilha respeito sua opinião…mas fazendo um comparativo, não adianta vc pegar seu corcel 1973 e levar para o overholing…mesmo que ele fique tunado, ainda vai ser um corcel 1973…carro bom Padilha, é carro novo…kkkkk…abraços….

        Responder
        • Wilson Marcos Santos says:
          5 anos atrás

          Marcos Henrique, a questão não é esta.
          Primeiro porque belonaves não podem ser comparadas a automóveis. Ainda mais um navio de mais de 30 mil toneladas, como o caso do NAE São Paulo.
          Segundo porque a própria experiência nos mostra que se você partir de uma reconstrução já lhe dispensa Know How suficiente para assimilar uma série de tecnologias que podem depois ser reempregadas na construção efetiva de um navio novo.
          Como exemplo claro desta situação temos dois parceiros do BRICS, a China e a Índia, que adquiram navios usados, ou praticamente cascos, e efetivaram sua reconstrução.
          Terceiro porque em construção de belonaves sempre se aprimora de um modelo para o outro. Consequentemente, quando e se formos construir o nosso PA, as experiências adquiridas, positivas ou negativas, auxiliarão no dia a dia da frota.
          Quarto porque o custo de um Bilhão de dólares para se implementar uma reconstrução que, quando pronta, vai fornecer um navio para uso com o prazo de 20 anos, é relativamente mais barato que gastar três Bilhões para se ter um navio por 50 anos.
          Por fim, a experiência a ser adquirida talvez valha mais do que a reforma ou a construção de um novo navio.

          Responder
          • Wilson Marcos Santos says:
            5 anos atrás

            Em tempo, tanto a Índia como a China, após trabalharem nos “cascos” adquiridos, partiram para a construção dos próprios navios. O navio da India já está flutuando. Quanto a China, inclusive, já apresentou a Ideia para a construção de um navio com propulsão nuclear.

            Responder
            • Luiz Padilha says:
              5 anos atrás

              Se houvesse por parte do governo a mesma intenção, certamente ocorreria o mesmo aqui, acontece que temos um governo com outros focos, logo, só nos cabe sentar e esperar por que em pé cansa. 🙁

              Responder
        • Topol says:
          5 anos atrás

          Marcos

          Mas andando de Corcel 73 tunado você ainda consegue “abater” alguém… o que estando a pé é muito mais difícil : )

          Responder
        • Luiz Padilha says:
          5 anos atrás

          Concordo que navio bom é navio novo. Mas……..num país onde não há cultura suficiente para se pensar em Defesa, temos que partir para o OverHaulling mesmo. O Corcel (alguns chamam de Opalão), se fizerem o que está no projeto, vai nos dar muitas alegrias, mas sem $$$$$$ nada vai acontecer.

          Responder
  21. adriano silva says:
    5 anos atrás

    Bravo zulu! !!! Que venha o NDM Bahia. …novinho em folha.

    Responder
  22. SPECTRE says:
    5 anos atrás

    É PRA ACABAR COM O TITITI E OS MIMIMI ,,,,,,,,,* ,,AQUI * , A REPORTAGEM FOI COMPLETA DO COMEÇO ….MEIO ,,,E FIM….E O MAIS IMPORTANTE COM VERDADE ,,EQUILÍBRIO E RESPONSABILIDADE ,,,,,,,OUTROS SITES PIRAM,,,,KKKKK

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      5 anos atrás

      Obrigado Spectre!
      Abs

      Responder
  23. Celso says:
    1 ano atrás

    Eh uma baita grana para uma manutencao……mas torco mesmo paa q seja bem feita e irrepriensivel. Aguardemos para ver o resultado. Mas esta info do A12 …chiiiiiiii…tem muita lenha pra queimar ainda…………essa de valer a pena eh comparativamente a um novo tem centenas de divergencias e nao vai ter grana mesmo caro Padilha, este assunto ja eh favas contadas, nao acho q havera nem milagre para os proximos 4, 5 anos……..vao ter q raspar o fundo do tacho pra manter o pouco q tem……adeus novas fragatas e corvetas….e rezem muito pros NaPa de 500 T ainda no estaleiro serem entregues no decorrer de 2016…..ahhhh quem sabe mais uns 2 A 4 retrofit………contra fatos , nao ha argumentos , promessas ou milagres. Repito isso c um sentimento amargo no ceu da boca, sempre desejei um melhor desfecho a MB, mas preferiram acreditar no tal livro branco decantado e noticiado como a salvacao das FAs q todos daqui ja esqueceram………..a historia se repete. Sds

    Responder
    • Popeye says:
      1 ano atrás

      Adeus pessimistas.,….chorem que é grátis.

      Responder
      • Celso says:
        1 ano atrás

        Idem aos tolos tbm………e continue a babar ovos viuuuuu.,…..este ministrinho q vc nem conhece nao vai poder fazer nada alem de enterrar mais ainda o pais. Procure c atencao o historico dele….a alguns anos atras ele publicou um trabalho de 12 itens (teorias) para a conducao da economia no Brasil.(FGV)., e saiba q era totalmente contra a pratica de gastos via endividamento continuo……depois disso e ja ministro planejamento, mudou esta tendencia e se tornou basicamente um eminente apoiador das ideias absurdas da corrente lullista, ou seja, gastar mais e mais e empurrar a divida via endividamento para sustentar crescimento………sera q esta esbornia vai continuar………..de sua opiniao gde mestre do otimismo………

        Responder
        • HMS_TIRELESS says:
          1 ano atrás

          Sem mais amigo Celso! Perfeito!

          Responder
        • Leonardo Rodrigues says:
          1 ano atrás

          Veremos!

          Responder
  24. Eduardo Pereira says:
    1 ano atrás

    Padilha,sei que não é o tópico mas, espero ainda ver o A-12 a plena carga e modernizadão,tinindo ,levando nossa bandeira pelo mar/oceano afora e creio que conforme suas palavras acima, está mais perto de acontecer (após uma melhora econômica) do que nunca.
    Stectre, por isso se diz que o crime é organizado,os caras constroem até submarino com sonar e tudo pra propagar o seu negócio. Isso mostra o quanto é importante se investir na defesa,na segurança nas fronteiras e tal, se não fosse as denuncias anônimas só Deus sabe onde iria parar este sub..

    Responder
    • Popeye says:
      1 ano atrás

      Agora com o Min. Nelson Barbosa comandando a economia do Brasil tenha-se mais chance de acontecer a reforma do A-12 e outras cocitas mas, aguardemos.

      Responder
      • HMS_TIRELESS says:
        1 ano atrás

        O problema é que, como dizia o grande Milton Friedman, “Não existe almoço grátis”. É fato que a crise atual, que alguns erroneamente ou de má-fé atribuem aos efeitos da operação lavajato, está sendo muito mais causada pela política de afrouxamento fiscal deliberado em detrimento da responsabilidade na administração das finanças públicas. Assim, existe o fundado risco de deterioração da situaçã do país tendo em vista as diretrizes tanto do novo ministro da fazenda como da presidente da república

        Responder
  25. flademir says:
    1 ano atrás

    A marinha deveria ter comprado tambem o projeto do navio,para futuramente desenvolver um navio melhor para suas necissedades

    Responder
  26. Sequim says:
    1 ano atrás

    Grato pela resposta, Padilha.

    Responder
  27. _RR_ says:
    1 ano atrás

    Bacanissima notícia!

    Parabéns ao DAN!

    Responder
    • Marcos Rommel de Castro says:
      1 ano atrás

      Boa essa Spectre

      Responder
  28. SPECTRE says:
    1 ano atrás

    OFF TOPIC ,,,não é que DIA 16/12/2015,, prederam um SUBMARINO DO CRIME na cidade de VIGIA estado do PARÁ (BRASIL) ,,,,O CURIOSO É QUE ESTAVA EM CONSTRUÇÃO ,,,É A TRANSFERÊNCIA DA **TECNULOUGIA** E CRIATIVIDADE DO BRAHMA,,,,KKKK

    Responder
  29. Alyson Figueirêdo says:
    1 ano atrás

    Agora, teremos a certeza que o navio será operacional, e de maneira alguma irá repetir-se a novela do A-12.

    Responder
  30. Gilberto Rezende - Rio Grande/ says:
    1 ano atrás

    Sete milhões e quinhentos mil Euros de investimento é um SENHOR orçamento de manutenção e atualização !!!!
    Com certeza o navio vai chegar tinindo na Esquadra !
    Como disse outra vez espero que este tipo de procedimento preparatório ao recebimento de unidades adquiridas por oportunidade seja comum ou padrão. Representa um avança ao costume anterior de adquirir unidades no estado em que está (AS IS) e tentar remendá-la por esforço das tripulações e recursos limitados em detrimento da atividade operacional.

    Bravo Zulu !!!

    Responder
  31. Eduardo Pereira says:
    1 ano atrás

    O valor da manutenção ficou bacana hein, bem baixo mesmo, que bom, parabéns a MB pelo empenho e seriedade. Ano que vem teremos melhores ventos com a benção de Deus!

    Sds.

    Responder
  32. Sequim says:
    1 ano atrás

    Padilha, isso não tem totalmente a ver com a notícia em questão, mas ainda assim cabe a pergunta, pois também se trata da frota: você acha viável, do ponto de vista econômico e estratégico a reforma/modernização do A-12 Nae São Paulo?

    Responder
    • Luiz Padilha says:
      1 ano atrás

      Afirmativo. O navio está em condições de ser modernizado e o preço a ser paga, ficará anos luz do valor para se construir um novo. Os estudos para acabar de vez com os problemas do navio e coloca-lo 100% operacional, com uma sobrevida de 20 anos já está feita. O que está faltando é grana que pelo momento vivido pelo país, não sairá tão cedo nem pro NAe nem pro Prosuper, nem pra Tamandaré, em suma, vamos torcer para nossa economia melhorar para que surja uma luz no fim do túnel. Espero ter lhe ajudado.

      Responder
      • Marcos Henrique says:
        1 ano atrás

        Padilha respeito sua opinião…mas fazendo um comparativo, não adianta vc pegar seu corcel 1973 e levar para o overholing…mesmo que ele fique tunado, ainda vai ser um corcel 1973…carro bom Padilha, é carro novo…kkkkk…abraços….

        Responder
        • Wilson Marcos Santos says:
          1 ano atrás

          Marcos Henrique, a questão não é esta.
          Primeiro porque belonaves não podem ser comparadas a automóveis. Ainda mais um navio de mais de 30 mil toneladas, como o caso do NAE São Paulo.
          Segundo porque a própria experiência nos mostra que se você partir de uma reconstrução já lhe dispensa Know How suficiente para assimilar uma série de tecnologias que podem depois ser reempregadas na construção efetiva de um navio novo.
          Como exemplo claro desta situação temos dois parceiros do BRICS, a China e a Índia, que adquiram navios usados, ou praticamente cascos, e efetivaram sua reconstrução.
          Terceiro porque em construção de belonaves sempre se aprimora de um modelo para o outro. Consequentemente, quando e se formos construir o nosso PA, as experiências adquiridas, positivas ou negativas, auxiliarão no dia a dia da frota.
          Quarto porque o custo de um Bilhão de dólares para se implementar uma reconstrução que, quando pronta, vai fornecer um navio para uso com o prazo de 20 anos, é relativamente mais barato que gastar três Bilhões para se ter um navio por 50 anos.
          Por fim, a experiência a ser adquirida talvez valha mais do que a reforma ou a construção de um novo navio.

          Responder
          • Wilson Marcos Santos says:
            1 ano atrás

            Em tempo, tanto a Índia como a China, após trabalharem nos “cascos” adquiridos, partiram para a construção dos próprios navios. O navio da India já está flutuando. Quanto a China, inclusive, já apresentou a Ideia para a construção de um navio com propulsão nuclear.

            Responder
            • Luiz Padilha says:
              1 ano atrás

              Se houvesse por parte do governo a mesma intenção, certamente ocorreria o mesmo aqui, acontece que temos um governo com outros focos, logo, só nos cabe sentar e esperar por que em pé cansa. 🙁

              Responder
        • Topol says:
          1 ano atrás

          Marcos

          Mas andando de Corcel 73 tunado você ainda consegue “abater” alguém… o que estando a pé é muito mais difícil : )

          Responder
        • Luiz Padilha says:
          1 ano atrás

          Concordo que navio bom é navio novo. Mas……..num país onde não há cultura suficiente para se pensar em Defesa, temos que partir para o OverHaulling mesmo. O Corcel (alguns chamam de Opalão), se fizerem o que está no projeto, vai nos dar muitas alegrias, mas sem $$$$$$ nada vai acontecer.

          Responder
  33. adriano silva says:
    1 ano atrás

    Bravo zulu! !!! Que venha o NDM Bahia. …novinho em folha.

    Responder
  34. SPECTRE says:
    1 ano atrás

    É PRA ACABAR COM O TITITI E OS MIMIMI ,,,,,,,,,* ,,AQUI * , A REPORTAGEM FOI COMPLETA DO COMEÇO ….MEIO ,,,E FIM….E O MAIS IMPORTANTE COM VERDADE ,,EQUILÍBRIO E RESPONSABILIDADE ,,,,,,,OUTROS SITES PIRAM,,,,KKKKK

    Responder
    • Guilherme Wiltgen says:
      1 ano atrás

      Obrigado Spectre!
      Abs

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.




Redes Sociais

Facebook Instagram Twitter Youtube

Comentários

  • adel em Quem Somos
  • Sergio Cintra em AF-1B N-1001 é recuperado pelo GAerNavMan e volta a voar
  • Fabio em Naval Group entrega o ARA Piedrabuena (52) para a Armada Argentina
  • ANDRE DE ALBUQUERQUE GARCIA em Naval Group entrega o ARA Piedrabuena (52) para a Armada Argentina
  • Oseias em Naval Group entrega o ARA Piedrabuena (52) para a Armada Argentina
  • jose luiz esposito em Complexo Industrial Naval de Itaguaí: o que fazer após o PROSUB?
  • Francisco Soares em Russian Helicopters está pronta para fazer manutenção nos Mi-35M da FAB




Publicações DAN

  •  
  • Artigos

1º BAvEx relembra os 10 anos do recebimento do primeiro helicóptero H225M

NPaOc ‘Amazonas’ realizou exercício PASSEX com o USCGC ‘Stone’ da Guarda-Costeira dos EUA

Dia do Marinheiro é comemorado com dois importantes marcos do Prosub

Operação Poseidon: Exército, Marinha e Aeronáutica operam juntos pela primeira vez a partir do PHM ‘Atlântico’

Esquadrão HS-1 realiza o primeiro pouso a bordo com OVN na Marinha do Brasil

EXOP Tápio 2020 – Cenários de guerra durante exercício simulado

Por dentro do NApLog BAC Cantabria (A 15) da Marinha Espanhola











  • Home
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval

© 2019 - Defesa Aérea & Naval. Criação web Tchê Digital

Nenhum resultado encontrado
Ver todos os resultados
  • Home
    • Quem Somos
    • Regras de Conduta
    • Tecnologia
    • Espaço
  • Artigos
  • DAN TV
  • Entrevistas
  • Exclusivo
    • Colunas
      • Coluna Mar & Guerra
      • Coluna Política Internacional
      • Espaço do Aviador
    • Vídeos
  • Aviação
  • Defesa
  • Exército
  • Geopolítica
  • Naval