Durante palestra no SINAVAL, presidente do Goa Shipyard fala sobre o programa da Corveta Tamandaré

Por Luiz Padilha

A convite do SINAVAL (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore), o presidente do estaleiro indiano Goa Shipyard Ltd (GSL), Contra-Almirante (RET) Shekhar Mital, realizou uma palestra para representantes de empresas ligadas ao sindicato e para jornalistas.



O CA Mital iniciou sua palestra destacando que o momento é excelente e uma grande oportunidade para que Índia e Brasil iniciem uma parceria de longo prazo, onde o contrato para construção de quatro corvetas classe Tamandaré, seria o passo inicial para outros projetos no Brasil, na Índia e na América do Sul.

Sobre a possibilidade de vir a ser o vencedor para a construção das corvetas Tamandaré, o CA Mital enfatizou que eles estão trabalhando duro para poder cumprir todos os requisitos inerentes ao programa e apresentar a proposta definitiva no prazo estipulado pela Marinha do Brasil (MB).

Perguntei se o GSL possui um projeto próprio para ser apresentado e o CA Mital disse que o GSL seguirá o projeto da Marinha do Brasil que foi concebido pelo Centro de Projeto de Navios (CPN) da Diretoria de Engenharia da Marinha do Brasil (DEN) e teve seu detalhamento feito pelo estaleiro VARD, porém ainda falta um longo caminho até que se tenha o design definitivo do navio, pois isso depende dos sistemas que serão implantados nele.

Sobre a possibilidade do GSL vir a se instalar no Brasil, o CA Mital disse que a intenção é se associar a um estaleiro brasileiro e assim poder trabalhar em conjunto neste e em futuros projetos. A agenda do presidente do GSL estava apertada justamente porque ele e sua equipe estão no Brasil verificando as opções existentes para então poder finalizar sua proposta.

Um dos fatores apresentados pelo CA Mital em sua apresentação, é que o GSL pertence ao governo indiano, o qual apoia e provê todo o suporte necessário ao estaleiro que ao longo de seus 60 anos, já construiu mais de 200 embarcações para a Marinha indiana, Guarda Costeira, clientes privados e governos estrangeiros.

A busca por assegurar à Marinha indiana o suprimento de modernos meios navais, sistemas e armas embarcados, é o mesmo objetivo traçado pela MB, e para o CA Mital, essa experiência que o GSL possui, pode ser transferida à MB pelo contrato da corveta classe Tamandaré através de seu departamento dedicado a pesquisa e desenvolvimento (R&D), atestada pelo governo indiano. Isso permitiria que técnicos do GSL revisassem e validassem o projeto da nova corveta brasileira, tendo em vista ela ter nascido no CPN da MB.

Uma das empresas indianas que proveem a Marinha indiana com radares, sistemas eletrônicos e demais sistemas, é a Bharat Electronics (BEL). Dentro do processo é esperado que a BEL se associe a uma empresa brasileira para poder repassar suas tecnologias e assim poder suprir as corvetas ao longo de sua vida operativa.

Em suas palavras finais, o CA Mital lembrou que para o GSL, o Brasil é muito maior do que apenas uma concorrência para 4 corvetas, que o compromisso com o Brasil e com a América Latina é de longo prazo, com a atuação em conjunto com a Indústria Naval e de Defesa local, indicando um novo caminho Bidirecional, com o Brasil sendo uma base exportadora do GSL.

O CA Mital agradeceu ao Sr. Sergio Leal, Secretário Executivo do Sinaval pela oportunidade, e se despediu para dar continuidade em sua agenda.



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